2005/01/13

Listagem dos processos do 16º Governo (Parte II)

Por causa de um "piroso" ;) , venho aqui esclarecer um pouco mais o post intitulado "Listagem dos processos do 16º Governo" que deixou algumas más interpretações, pelo visto.

O post, apesar de um pouco critico com a má gestão de algumas situações e com a preocupação excessiva da imagem (pela imagem), é uma declaração sarcástica sobre o estado actual da nossa comunicação social, que faz, vende e promove quem bem entende.

A ideia foi, assumindo os erros, criticar quem deles fez uma questão de uma importancia vital para o funcionamento do Governo ou, mais grave, da democracia! Como é evidente, há um mal estar entre o Governo e a esquerda, ou se preferirem, entre Pedro Santana Lopes e a esquerda. Não é de hoje, já tem muitos anos esse clima de "guerrilha constante". Infelizmente, como se sabe, grande parte da comunicação social está dominada pela esquerda (e pela extrema-esquerda, em particular) e esse clima de "guerrilha" foi aumentando tanto mais quanto o "Pedro" ia subindo na hierarquia política.

Se os governos PSD nunca foram "protegidos" pela maioria da comunicação social (ao contrário dos governos do PS e em particular do governo do Eng. Guterres) este em particular terá sido escrutinado como nunca nenhum outro o foi em Portugal. Só a título de exemplo, enquanto se empertigaitavam a querer saber os gastos e os motivos da deslocação de Morais Sarmento a S. Tomé e Principe, ninguém se terá perguntado quanto irá custar a deslocação de Jorge Sampaio à China com uma numerosissima comitiva de convidados e jornalistas, num avião e a pernoitarem em hoteis de categoria todos estes dias?

Sejamos claros.

Sou critico de Santana, em devido tempo aqui (e nos locais próprios do partido) dei a minha opinião em como a solução do "Pedro" não seria a mais adequada para o PSD. A minha posição não venceu pelo que aceito a posição da corrente maioritária que o escolheu.

Mas acho que isso não é motivo para me calar. Acho que devo dizer aquilo que não está bem para ajudar o meu líder (e os que o rodeiam) a fazer mais e melhor. Não são as direcções unanimistas e com muitos seguidistas que melhor prosperam, como se sabe; são aquelas que se abrem ao eleitorado e ouvem aquilo que os militantes lhe vão dizendo.

Por isso critiquei os cartazes. Até porque conheço pessoas do marketing do PSD, como o Júlio que desenvolveu a imagem gráfica institucional do PSD em Guimarães e sei que são capazes de fazer bem melhor.

Mas continuo a achar que em condições normais (ou num país normal, em que o demagogo Francisco Louçã, lider dos partidos de extrema esquerda não democrática agrupados sob o Bloco de Esquerda, não tivesse a audiência que a comunicação social portuguesa lhe confere) o Governo do "Pedro" ainda estaria em funções, com uma ou outra alteração de ministros, mas o país a esta altura já deveria estar a entrar na linha de rumo governativa novamente. Por isso continuo a achar que o meu líder partidário deveria ter uma menor preocupação com a "imagem" e uma maior preocupação com a "política". Nesse dia, mesmo sem centrais de comunicação e se calhar contra ventos e marés, ele poderá ser um bom 1º ministro. Até lá, a imprensa não o deixará...

Sem comentários: