tag:blogger.com,1999:blog-5625983.post4435856972670672212..comments2023-10-03T12:26:08.382+01:00Comments on Linha de Rumo: Torre de Foster de Lisboa poderá não sair do papelNuno Lealhttp://www.blogger.com/profile/16480496130216823351noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5625983.post-15931657944181899052009-05-22T14:36:12.730+01:002009-05-22T14:36:12.730+01:00Como te dizia durante o cafézito, os investimentos...Como te dizia durante o cafézito, os investimentos públicos devem por vezes ser complementares aos privados. Neste caso, uma partilha dos riscos com uma entidade pública talvez fizesse "tocar" para a frente.<br />Imagine-se um edifício com custo de 50 milhões; imagine-se um retorno esperado de 60 milhões; imagine-se que uma análise de sensibilidade faz caír o retorno para 45 milhões e temos o investidor privado a dar de frosques!<br />Agora imagine-se um organismo público a simplificar as coisas, a entrar com metade do cacau (e metade do risco)... será que o privado dá de frosques?... ainda? Então vamos lá dar um incentivo fiscal... qualquer coisa.<br />Então imagine-se que o privado faz as continhas e chega à conclusão que o investimento, dados os apoios e partilha de risco, dificilmente lhe dará prejuizo. Aposta, e vamos supor que a CML perde 10 milhões com um negócio que traz 200-250 mil turistas por ano a Lisboa, cria uns mil postos de trabalho, aumenta as receitas da ANA, da TAP, do Stanley Ho... mais derrama, mais IVA, mais IRC, mais IRS. Parece-me a mim que é negócio... a ti não?Godinhohttps://www.blogger.com/profile/05240022003532426918noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5625983.post-87470000063488698772009-05-22T12:05:32.241+01:002009-05-22T12:05:32.241+01:00O problema é que os projectos que apontas são públ...O problema é que os projectos que apontas são públicos, ou melhor, executados com dinheiros públicos, já a torre do Foster é um projecto privado. E nos "teus" projectos são os cidadãos que constestam a utilização dos dinheiros públicos nessas megalomanias. E na "minha" torre são os serviços públicos que criam entraves aos investimentos dos privados.<br /><br />A questão é se serão ambos realizados e quando serão - num momento de crise, em que o Estado vê aumentar dramaticamente o apoio social a desempregados e familias carentes, empresas em dificuldades e em que deveria abrandar alguns impostos, continua o Governo do "inginheiro" a enfiar milhões em estudos e propagandas para depois tentar gastar biliões em obras que ainda podem ser adiadas ou até nunca executadas, para além do facto de nem sequer ser consensual a sua utilidade em função de equipamentos existentes e sub-aproveitados (aeroportos existentes e alfa-pendular).<br /><br />Já quanto à torre e outros projectos deste género, uma pergunta-exemplo: tens noção do impacto na economia do Pais Basco do museu do Gehry? Informa-te lá e depois diz qualquer coisa...<br /><br />É por isso que o problema não é a falta de cacau, basta ver os casos dos bancos e ver que ele há. O problema é o Estado burocrático e fechado, que só à base de situações pouco claras como o "Fri-por" é que consegue desbloquear grandes projectos de investimento que criam emprego e atraem mais investimentos. As leis portuguesas ainda padecem de demasiado complexo de burguês da esquerda pós-25A, beneficiam o investimento público em detrimento do privado - exemplo tipo é que as camaras municipais e o Governo estão dispensadas de apresentar projecto de arquitectura para muitas situações que um privado é obrigado a apresentar. E isso eu não percebo nem aceito e acho que é uma das causas do nosso atraso e problemas - o pai-Estado que faz o que quer e não deixa fazer...Nuno Lealhttps://www.blogger.com/profile/16480496130216823351noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5625983.post-32985567457348440292009-05-22T11:23:03.343+01:002009-05-22T11:23:03.343+01:00Vejamos dois projectos em particular - TGV e Alcoc...Vejamos dois projectos em particular - TGV e Alcochete... ou muito me engano, ou estes dois projectos não são de borla! (portanto dinheiro há!)<br />Que o Aeroporto se pague é discutível, mas julgo que não há dúvidas quando se diz que o TGV nunca irá gerar receitas suficientes para compensar o investimento... no entanto serão ambos realizados.<br />Dois ou três edifícios de referência em Lisboa poderiam fazer aumentar as receitas relacionadas com o turísmo - disso não tenho dúvidas... apenas não sei em quanto, mas suponho que com uma boa promoção seria significativo. Assim, ainda que o investimento possa não ter um retorno absoluto com a comercialização e exploração do espaço, a verdade é que em termos absolutos um investimento deste género difícilmente não geraria mais valias económicas.<br />A questão portanto é - afinal qual é o problema???Godinhohttps://www.blogger.com/profile/05240022003532426918noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5625983.post-46092524541753352712009-05-22T01:54:06.270+01:002009-05-22T01:54:06.270+01:00Totalmente de acordo.
O problema é, quanto a mim,...Totalmente de acordo. <br />O problema é, quanto a mim, a falta de "cacau". O sonho é bonito, o projecto ainda melhor, mas a realidade é demasiado cara...para uns pobretas como nós, prtugueses, e as "coisas" vão-se adiando ou ficam no projecto!<br /><br />Bjs<br />mãeAnonymousnoreply@blogger.com