2004/10/02

Foi você que pediu uma claque?

Já muitas vezes em conversas com amigos defendi que não deviam existir claques no futebol. O Euro2004, uma fantástica festa sem qualquer claque presente, com os estádios cheios e com familias, sem ouvir insultos, veio-me dar ainda mais certezas sobre o assunto.

E nestas últimas semanas, então, nem se fala. Primeiro recebi um e-mail de um amigo meu, que depois me foi confirmado por outro amigo e que tais casos até motivaram um pedido de esclarecimentos dos deputados do PSD de Braga ao Ministério da Administração Interna. Omitindo os nomes dos autores, porque o texto é arrepiante, vou transpor o mesmo para aqui:

"AQUI NASCEU PORTUGAL !!!
Em primeiro lugar apresento-me.
Chamo-me **** ****** e fui sócio do Braga durante 36 anos.
Depois fiquei desempregado e deixei de ser sócio, mas voltei a ser sócio à coisa de tres anos.
Tenho 54 anos e tenho dois netos. Já à muito tempo que visito este forum e também o superbraga.com e leio tudo do nosso ENORME.
Esta terça feira passeava com eles nos arredores do estádio por considerar belissima aquela paisagem (meti os meus 2 netos a sócios do Enorme) antes de ir para o jogo.
Quando passeava por eles pelos arredores do estádio, contando as imensas festas que tive oportunidade de fazer junto com camaradas da Juventude Bracarense no meu tempo.. e que tempos.. vejo uma senhora com os seus 40 e muitos anos, com um menino de 6 anos pela mão, e o menino tinha um cachecol do Guimarães.
De repente vejo cerca de 30 jovens das duas claques do braga a baterem no menino, a tirar-lhe o cachecol, e a baterem com um pau na mãe do mesmo menino.
Ficaram os dois estendidos no chão.
O menino chorava e a mãe sangrava.
Nesse momento, pensei que o meu coração parára. Apertei os meus dois netos pela mão, e tive medo. Pensei no meu filho que tantas vezes acompanha o Braga por esse país além. Pensei nos meus netos que um dia até podem acompanhar o Braga com os seus pais(ou sozinhos).
Se calhar nem era medo.. não sei descrever o que senti.
Virei as costas sem saber o que fazer.. levei os meus netos para longe daquele cenário. Queria leva-los para a bancada. Assim, caminhei lentamente, respirando o mais fundo que conseguia, para não tremer e assustar ainda mais os meus netos.
Ao passar as zona das bilheteiras vi um senhor com os seus 40 anos, com camisola do guimarães, no chão, dentes partidos, olhos pisados cheios de sangue, cana do nariz nem vê-la, enquanto 20 ou 30 elementos de claques do braga lhe pontapeavam diferentes zonas do corpo.
Quando acabam tal serviço roubam um cachecol a um senhor mais velho do que eu, e um desses elementos dá com um pau na cara do homenzinho ficando este também estendido no chão.
Corri para o estádio em pânico com os meus dois netos.
Já no estádio, fiquei na zona do costume, ao lado dos adeptos visitantes, (não ao lado das claques visitantes, mas sim ao lado dos adeptos visitantes).
Durante quase todo o jogo, não olhei para os jogadores, não olhei para a bola, e para ser sincero, nem festejei o golo do nosso ENORME.
Na maioria das vezes, olhava para os "espanhois" (como lhes chamamamos) e perguntei-me se seriam eles diferentes de nós. Via familias, gente de todas as idades, muita gente, é certo, talvez perto dos dois milhares, mas, penso que, gente como nós.
Será que por a cor deles ser diferente da nossa seja normal tais coisas acontecerem?
Eu já fui a Guimarães mais anos do que muitos meninos das claques foram a jogos. Talvez eu seja um felizardo, o "velhote" mais sortudo do mundo, mas já saí do estádio deles, de caxecol bem apertado no pescoço, passei por centenas e centenas de adeptos vimaranenses e o máximo que me aconteceu, foi á 3 anos, quando saí do estádio e elementos de uma das claques deles (uma que tem um velho de brincos como simbolo) quando esperavam a claque do braga, me terem agarrado no braço e me terem dito: "o que você merecia, era levar na p*ta da cara. quando os velhotes aqui de guimarães vão a braga, vocês fodem-nos sem motivo algum. sois um povo de m*rda. ponha-se a andar"
Naquele momento pensei: "estes rapazes tão todos drogados, mas nós em braga recebemos as pessoas assim?"
Lembro-me de tempos da Juventude Bracarense, naquele tempo quando nos provocavam, respondiamos ao murro, e um par de safanões nas ventas deles era a nossa resposta. Mas era de homens.. contra homens.
Bater em mulheres com filhos de 6 anos pela mão? Bater em meninas de 14 e 13 anos? Em senhores e senhoras da minha idade?
Ao intrevalo os meninos vieram para a zona dos visitantes, partiram algumas cadeiras e preparavam-se para as lançar para a bancada de baixo contra as claques do VSC. Enquanto isso, agrediram um jovem que lá estava sentado.Os adeptos do guimarães agarraram-nos tiraram-nos de lá ao pontapé.
Mas reparei em diferenças. Enquanto fora do estádio os meninos das nossas claques lhes batiam 50 contra 1, com paus, ferros, correntes,etc ali no estádio os adeptos deles, limitaram-se a dar-lhes uns murros e uns pontapés para eles fugirem dali. E quando fugiram, sentaram-se na sua cadeirinha. Passados uns dois minutos, voltaram á carga, desta vez no topo da bancada. Partiram algumas dezenas de cadeiras, e atiraram-nas para os adeptos do Guimarães que lá estavam sentados(assim talvez não lhes batessem pois estavam longe). Aí, entrou a policia em cena, e os meninos valentes desataram a fugir.
À cerca de um ano atrás, eu os julgava os maiores animais por terem apedrejado a camioneta do nosso ENORME.
Hoje, digo que alguns deles são uns merdas, e as NOSSAS claques, é de verdadeiros animais.
Segundo os jornais de hoje já online, os meninos trataram de ir para a A11 atirar pedras ás camionetas dos adeptos de Guimarães.
Não sei quantos feridos foram.. o que é certo é que ao longo da noite foram ás dezenas.. também sei que o Braga terá de pagar a factura tanto das multas das dezenas de cadeiras arremessadas pelos meninos valentes que vão á bola com bilhetes de borla, como também dos vidros das camionetas dos adeptos visitantes, pois a lei obriga o braga a pagar esses mesmos prejuizos, bem como os danos fisicos nas pessoas a quem ocorreram tais lesões.
Mais! Os meninos gostam tanto do braga, mas tanto tanto, que pelo que dizem os jornais, quando as camionetas dos adeptos do Guimarães chegaram ao estádio, estavam decorridos 15 minutos de jogo, e.. foram apedrejados!
Gostam tanto do clube que nem quiseram saber do futebol! Aos 15 minutos do jogo ainda estavam lá foram à espera de algum visitante..
No fim do jogo, saindo mais cedo 7 ou 8 minutos para não apanhar transito, já via os meninos valentes fora do estádio á "caça de espanhois". Por outras palavras, tudo o que tivesse cachecol do guimarães e passasse sozinho.. era alvo a abater.. mas.. abater.. abater mesmo! É que nem que o gajo já estivesse morto, estavam em cima dele 20 ou 30 a pontapea-lo! Sim.. é de homem!
Se isso é ser Braguista.. se isso é ser Bracarense, chamem-me espanhol!
Peço desculpa pelo longo testamento, mas tinha de desabafar, é que depois de tantos anos a ver o nosso ENORME, não me sinto em condições de o tornar a fazer pelo horror que senti esta 3ª feira.
Um bem haja
**** *******
"

Depois um outro amigo meu ainda complementou com isto:

"Tudo o que aí está relatado (no que diz respeito ao que se passou em Braga), é verdade. Eu estive lá a assistir ao jogo e assisti a todas as situações aqui descritas.
Os sócios do Braga reagiram de imediato, na altura, dizendo à sua claque que "é por causa disto que não posso ir descansado a Guimarães, ver o futebol" e "e são estes gajos adeptos do Braga ? Se os bilhetes deles não fossem à borla, nem cá punham os pés". O que é uma verdade. Claques como a do Braga e a nossa não interessam a ninguém. Apoiam o clube nos jogos, é certo, mas prejudicam muito na imagem, no património e disciplinarmente. É uma vergonha.
***** ********
"

E agora, pelo visto na quarta-feira mais um desses meninos voltou a fazer das suas em Londres, deixando mal todos os portistas e todos os portugueses perante os espectadores no estádio, na TV e perante a própria UEFA.
Como se não bastasse, ainda vêm dizer que o "facto de ter escrito à UEFA é para tentar limpar a imagem para ser bem recebido no Porto, mas isso não vai acontecer. Vamos hostilizá-lo ao máximo e da nossa parte pode esperar qualquer coisa de extraordinário".

Pois bem, quanto aos outros penso que deviam ter o mesmo destino que estes. E o destino que esta claque merecia era ser banida do estádio. Para começar, se esse senhor for sócio do FC Porto, devia ser expulso. Depois, a claque deveria deixar de ser apoiada pela Direcção que constantemente lhes disponibiliza bilhetes mais baratos e julgo que por vezes ajuda ao pagamento de deslocações da mesma. Querem bilhetes? Vão para as bilheteiras comprar como os outros porque não é por berrarem uns palavrões durante o jogo que merecem qualquer incentivo que todos os outros sócios não têm! Não sei como se poderá fazer isso, mas acho que para começar vai seguir uma carta para o presidente da AG do FC Porto e da direcção da SAD a expressar a minha indignação por ver esses elementos a apresentarem-se constatemente como sócios do FC Porto e por estarem constatemente envolvidos elementos da Direcção e do jogadores do plantel em promoções das lojas que a claque tem. Não posso concordar com isso, tenho pena por muitos dos adeptos que também estão nas claques, mas geralmente os seus líderes não me convencem enquanto pessoas que gostam de futebol e do clube (sejam desta claque, sejam de qualquer outra!).

Sem comentários:

Enviar um comentário