2008/05/30

Sugestão para controlar a escalada do preço dos combustiveis

Para ajudar nas políticas de combate à escalado do preço do combustível, e na senda do congelamentos dos passes sociais e aumento do abono de familia, o meu pequeno contributo: e porque não fechar as fronteiras novamente ao transito automóvel e só deixar sair os veiculos que se apresentarem no posto de fronteira com depósito atestado e talão comprovativo de abastecimento de combustivel na Galp?

2008/05/28

2008/05/27

21 anos hoje, 4 anos ontem

Os portistas, dragões de verdade ainda se lembram do tempo da TV a cores (ao contrário de outros cujas memórias são ainda a preto e branco) da primeira vitória na então Taça dos Campeões Europeus, quando o colosso Bayern sucumbiu ao calcanhar do Madjer. São 21 anos de distancia mas a mim ainda me parece que foi ontem...

Ontem foi o 4º aniversário da 2º vitória na competição, agora denominada Liga dos Campeões, cuja vitória poucas vezes fugiu dos colossos europeus. Esta foi uma das vezes ou então é o FC Porto que é já um colosso europeu tambem...

2008/05/26

Dia de África

Foi ontem, por isso aqui hoje é feriado. E para a semana tambem, apesar de neste momento ainda não saber o motivo. Gosto desta tradição dos feriados ao domingo passarem para a segunda feira...

Tenho andado muito ocupado desde que cheguei, levei com reuniões de obra durante dois dias, num deles nem almocei, que me ocuparam o tempo todo e me deixaram extremamente cansado, motivo porque ontem fiquei a "jiboiar" o dia todo por casa (bendito FM 2008 que comprei...).

Assim, em homenagem a este continente, uma fotos de Lisboa, da minha recente estadia para lá ver a Mariza cantar - que assinou com a mitica Blue Note norte-americana e que assim continua a sua expansão mundial em busca do Grammy perdido!

A parte mais saborosa de Lisboa:














A última obra de arquitectura moderna em Lisboa:














Outros locais:






2008/05/15

E a multa, não?

Pois é assim este país de cómicos. Antes de mais, não sou fumador e até concordo com a lei anti-tabaco. Mas um primeiro ministro faz uma lei que aplica com mãos de ferro sobre fumar em espaços fechados e depois ele próprio não a cumpre e alega o seu desconhecimento para a infringir, isso é demais! Pode pedir desculpas, só lhe fica bem. Pode ser amigo do Chavez, não me admiro, já a minha tia me dizia "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és"... Mas não tem justificação que não lhe seja aplicada, a ele e ao ministro Pinho, a coima máxima pela infracção cometida. E que não venham com adendas à lei a seguir a autorizar nos vôos freatados que se fume, como fizeram com os casinos depois de nas primeiras horas de vigor da lei ela ter sido violada pelo homem máximo que deveria garantir o seu cumprimento.

É que juro que nunca mais pago multa alguma (e foram poucas que paguei até hoje porque tento ser um cidadão cumpridor das leis) se eles não forem multados, alego jurisprudencia sobre infractores públicos relapsos. Porque assim já não é apenas gozar com os cidadãos, é abusar do Zé Povo!

2008/05/13

Primavera da Mariza (o video!)

Um simples registo em video gravado pela camara fotográfica da Primavera, uma das músicas preferidas dela, gravado na última sexta-feira ao vivo no concerto da Torre de Belém.

Mariza ao vivo na Torre de Belém

Continua em grande e apesar do mau tempo, ou do tempo menos bom, valeu a pena assistir a mais um concerto onde ainda fomos premiados com 3 novas músicas do próximo album a ser lançado em Junho.

Apesar de mais curto, por causa do mau tempo, foi intenso e bonito.

No final, como habitualmente, inexcedivel nos contactos com os fãs, entre os quais vários que se deslocaram da Holanda, Alemanha, Gibraltar e, porque não dizer, de Angola!









Com a Sara, no final:

2008/05/12

Apito final?

Não sei se diga que é um nojo a decisão do CD da Liga, se diga que não tem cabimento este se ultrapassar à justiça civil, se tudo é uma grande palhaçada...

Os 6 pontos e a multa pecuniária é o menos. O grave é a mancha que fica na equipa que naquele ano e no anterior ganhou (quase) tudo o que havia a ganhar! Venceram Taça Uefa, Liga dos Campeões, campeonatos nacionais, Taça Intercontinental, taça de Portugal, Supertaças de Portugal... Com superioridade, classe e um futebol, em especial na primeira época, fantástico (quem não se lembra do jogo contra a Lazio, por exemplo?) pelo que ver o clube julgado por alguem de credibilidade minima (menor do que a de um juiz que nada encontrou nas certidões que agora serviram para penalizar o clube) e penalizado por alegadas intenções não concretizadas de corrupção contra clubes menores quando estava prestes a ganhar grandes competições. Isto não é anormal, não é ridiculo, é uma total aberração!

Como aberração é o facto do clube não recorrer e aceitar tal decisão. Prefiro mil vezes partir com 6 pontos negativos no próximo ano (se o CJ da FPF concordasse com a pena) do que ver esbulhados estes 6 pontos este ano e ficar com essa medalha ridicula de corrupção contra o Amadora ou o Beira-Mar! Não concordo que o clube, ou a SAD, não recorram e não façam tudo o que estiver ao seu alcançe para desmascarar o pseudo-juiz que destilou o seu ódio vermelho sobre o FC Porto.

E só espero que no domingo, contra o Sporting, seja uma abada daquelas porque nesta altura a motivação devia estar em alta!

2008/05/09

Cheguei!

Viagem 5 estrelas, tudo correu bem, com atrasos minimos de 15 minutos e até a mala não se perdeu algures por Lisboa.

À chegada, a já tradicional refeição no Café-Rio. Desta vez, porco preto grelhado acompanhdo de um fresco e interessante Monte Velho branco, mas precedido por uma série de entradinhas de comer e chorar por mais, como os rissois de queijo, o presunto laminado e queijo da serra ou alheira, entre outros.

E o mais importante: rever aqueles que mais gostamos. E a minha Daisy, claro está, que me recebe como se o mundo fosse acabar no momento seguinte! Quanto mais conheço os homens, mais gostos dos cães!

2008/05/07

Lobito -> Luanda -> Lisboa -> Portugal

2 dias e 3 países... É muita hora de viagem... Sair do Lobito hoje e ir para Luanda (1ª mudança de país, o país real e o país caótico) e depois sair de Luanda e chegar a Lisboa (sair de Angola e chegar a Marrocos :) ) para, finalmente e 30 horas depois, chegar a Portugal - isto é, ao Porto...

Entretanto, o meu primo Ricardo já cá está também numa aventura em tudo semelhante à minha, com a excepção que eu estou no paraíso das provincias e ele está no inferno de Luanda. Por isso os primeiros 10 euros já se orientaram e eu continuo a mandar os arrumadores darem uma curva... Para quem quiser conhecer as suas andanças por N'gola, ver em Muamba, banana e cola.

Abraço, até já em Portugal...

2008/05/03

Leituras [26] - Rio das Flores, de Miguel Sousa Tavares


Apesar de já ter terminado a leitura há umas 2 ou 3 semanas, a falta de tempo impediu-me até agora de fazer as actualizações da leitura no blog. Aliás, ler a única coisa que tenho feito para além do trabalho, cuja intensidade tem aumentado conjuntamente com as responsabilidades, novas obras e progresso das obras existentes.

Deste Rio das Flores pouco tenho a dizer. Apenas e só que é outro excelente livro de Miguel Sousa Tavares, que se está a demonstrar um novelista excelente e não diria que candidato a prémio Nobel mas que com toda a certeza, vai começar a ver internacionalmente reconhecido o seu enorme talento para contar histórias enquadradas historicamente como já o fez em Equador anteriormente.

Gostei muito. Aconselho a leitura e aguardo com ansiedade por novo livro deste autor.

Sinopse:
"Sevilha, 1915 - Vale do Paraíba, 1945: trinta anos da história do século XX correm ao longo das páginas deste romance, com cenário no Alentejo, Espanha e Brasil. Através da saga dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, somos transportados para os anos tumultuosos da primeira metade de um século marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz à liberdade parece demasiado estreito e o preço a pagar demasiado alto. Entre o amor comum à terra que os viu nascer e o apelo pelo novo e desconhecido, entre os amores e desamores de uma vida e o confronto de ideias que os separam, dois irmãos seguem percursos diferentes, cada um deles buscando à sua maneira o lugar da coerência e da felicidade. Rio das Flores resulta de um minucioso e exaustivo trabalho de pesquisa histórica, que serve de pano de fundo a um enredo de amores, paixões, apego à terra e às suas tradições e, simultaneamente, à vontade de mudar a ordem estabelecida das coisas. Três gerações sucedem-se na mesma casa de família, tentando manter imutável o que a terra uniu, no meio da turbulência causada por décadas de paixões e ódios como o mundo nunca havia visto. No final sobrevivem os que não se desviaram do seu caminho."

2008/05/02

Viagens: Cachoeira da Binga, Rio Keve, Gabela/Sumbe (2)

Mais algumas fotos deste fantástico local.












E um agradecimento especial ao Pacheco Pereira no seu Abrupto e nas suas "Exteriores: Cores do Dia de Hoje" por lá colocar uma das minhas fotos.

2008/05/01

Viagens: Cachoeira da Binga, Rio Keve, Gabela/Sumbe

Hoje tive de ir ao Sumbe em trabalho, apesar de ser o feriado do dia do trabalhador, mas aproveitei o facto para ir a um local do qual já me haviam falado antes, a 30 Km de distancia, na Gabela (municipio da provincia do Kwanza Sul) chamado Cachoeiras da Binga. E valeu a pena. Ficam as fotos das sempre fantásticas paisagens de Angola.