2006/07/06

DeutshChronik.11

Hoje, depois de várias tentativas frustradas anteriores, tive direito a participar no Forum TSF sobre a nossa prestação no Mundial.

Basicamente, disse aquilo que tenho aqui escrito.

Que não fiquei triste nem desiludido ontem pois fizeram muito mais do que aquilo que eu esperava que tivessem feito.

A minha desilusão foi no dia 15 de Maio, quando o Scolari anunciou os convocados e estavam lá os 11 preferidos e alguns jogadores para encher a lista, para fazer número. Não eram alternativas reais, era o Ricardo Costa como podia ter sido o Manuel Silva, era o Nuno Gomes como podia ter sido o Nuno Ribeiro, era o Luís Boa Morte como podia ter sido Luís Aleluia! Quero com isto dizer que não havia "banco", alternativas crediveis aos "incondicionais". Mas não só. Vários jogadores estavam em sub-rendimento: Nuno Gomes (sem jogar desde Março, a recuperar de lesão), Maniche e Costinha (em litigio com o clube russo e com pouco jogos nas pernas em Inglaterra o Maniche), Postiga que marcou 6 golos em 2 épocas, Nuno Valente que jogou aos tropeções (fazia um jogo e parava dois por lesão muscular) ou Hugo Viana (que quase não jogava no Valencia).

Depois disso, com a infelicidade da lesão do Deco no inicio do estágio e com a idade do Figo a não permitir-lhe ter o mesmo rendimento um jogo inteiro e vários jogos tão seguidos, o descalabro foi ontem mas podia ter sido em qualquer jogo anterior.

Felizmente que houve coisas boas. Desde logo, Maniche, para mim o nosso melhor jogador porque mais regular em todos os jogos, nunca tendo jogado mal e por vezes tendo atingido a excelecência. Mostrou-me que merecia a convocação. Depois, o Ronaldo. Que grande jogador aos 21 anos de idade. Potencia, sentido de baliza, velocidade, técnica. Vai ser, não tarda muito, o concorrente do Ronaldinho e do Kaká ao titulo de melhor do mundo. Também o Figo esteve muito bem, enquanto as pernas ajudaram, como ontem na 1ª parte. O Ricardo, mesmo não sendo o meu favorito (que como todos sabem é o Baia) esteve bem e não comprometeu e ainda salvou o couro do Scolari contra a Inglaterra. O Meira, após o desacerto nos 3 primeiros jogos, emendou e fez 3 jogos limpos e muito bons. O Ricardo Carvalho, para mim o melhor do mundo na sua posição, teve o azar de ficar ligado à eliminação no único falhanço em 6 jogos!

Ao seu nível normal tivemos o Miguel, o Nuno Valente ou o Petit.

De resto, foram só desilusões. O Deco, desde logo, talvez por causa da parte fisica. Mas o Pauleta, o Simão, o Boa Morte ou o Tiago foram fazer turismo de luxo à Alemanha.

Falhou o banco. Falhou o seleccionador. Talvez tenha acabado o ciclo iniciado em 2000, com a meia final do Europeu, passando pela conquista da UEFA e da Liga dos Campeões em 2003 e 2004 pelo FC Porto e também pelas boas prestações do Boavista nesses anos e pela final do nosso Euro em 2004.

Agora chegou a altura da renovação de gerações. Ricardo, Meira, Valente, Costinha, Figo, Pauleta, Nuno Gomes, todos com mais de 29 anos, não têm muitos mais anos e jogos a dar à selecção. Vão entrar os Meireles, Vianas, Almeidas e outros que tais.

Vitórias morais não me servem, pois no futebol enquanto adepto do FC Porto habituei-me a ganhar muito e muitas vezes, cá dentro e lá fora. Espero que, fiquem ou não o seleccionador mais o inenarrável "rolhas" do presidente da FPF, a seleccção ainda me venha a dar as alegrias que o meu clube tantas vezes me deu desde que começei a ir ao futebol, no final dos anos 70, com pouco mais de 6 anos de idade!

Sem comentários: