2008/11/23

Leituras [35] - Next, de Michael Crichton


Terminei mais um livro (estes anos de Angola têm dado para fugir à média de leitura de um português, são cerca de 10 livros por ano...) e já arranquei com outro neste domingo de praia e banhos de mar quente.

O "Next" do recentemente falecido Michael Crichton, autor de inúmeros best-sellers, séries de TV e aclamados filmes, reza sobre o mundo moderno da genética, para lá da ovelha Dolly, versando experiências cientificas que, se calhar muito mais do que imaginação, poderão estar a ser feitas em inúmeros locais deste planeta.

O controlo genético, do ADN, a luta comercial das universidades americanas, o estranho mundo do direito nos EUA e a vontade do Homem em encontrar sempre partes mais pequenas e ínfimas do conhecimento do próprio Homem em redor de várias histórias em paralelo que têm um final comum.

Gostei de ler, em particular do meio para o final.

Sinopse:
"Bem-vindo ao mundo da genética. Acelerado, furioso, sem lei. Deixe-se levar pela mão do autor mais lido do mundo! É verdade que os louros estão em vias de extinção? Todos os que estão a jantar connosco pertencem à mesma espécie? Os seres humanos e os chimpanzés só diferem em 400 genes; é por isso que o feto de um chimpanzé se parece com o de uma pessoa? E isso deve interessar-nos? Há uma cura genética para a toxicodependência. Será pior do que a doença? Vivemos numa época em que podemos vender on line óvulos e esperma e aplicar testes para doenças genéticas às pessoas com quem nos casámos. Vivemos num tempo em que 1/5 dos nossos genes pertence a alguém e em que um cidadão pode ser um alvo porque tem genes valiosos nos cromossomas..."

1 comentário:

Godinho disse...

Pois eu estou a ter sérias dificuldades em acabar o "Filhos do Imperador" da Claire Messud. É o livro duracel!
Estou a lê-lo há mais de 7 semanas e aposto que o próximo (bem mais gordinho) chega lido a Portugal.