2014/09/11

Songs of Inocence, U2

Os U2 estão de volta!

Esperado para este ano, o álbum era mais provável sair em Outubro. Mas um tremendo golpe de marketing da Apple, fez coincidir com o lançamento do seu novo iPhone 6 (e 6 Plus) com o lançamento do novo álbum (e grátis no iTunes para quem tem conta lá, e são mais de 500 milhões em todo o mundo!) que foi intitulado de "Songs of Inocence".

E é um álbum ao melhor estilo daquilo que os U2 são (ainda hoje) capazes de produzir. Confesso que não fiquei muito impressionado à primeira audição mas depois de ter estado a tocar em modo "repeat" no iPad e iPhone, rendi-me à evidência.

Tem o rock, tem as baladas, tem as batidas mais techno, tem homenagem a Joey Ramone e aos Beach Boys e tem letras como só Bono escreve, que falam do dia-a-dia de todos nós e da ética dos políticos, das guerras, do futuro e do passado do próprio grupo e de Bono (com referência mais explicita na canção 8, "Cedarwood Road", a rua onde Bono cresceu na sua Dublin natal.

Gostei muito das músicas 1, 3, 6, 10 e 11 - mas no geral gostei de todo o álbum e do alinhamento conseguido.

Quem sabe não esquece. Cinco anos depois do último álbum, eles mostram que não se esqueceram e que continuam a saber. Muito.

Alinhamento:
1. The Miracle (of Joey Ramone) 
2. Every Breaking Wave 
3. California (There is No End to Love) 
4. Song for Someone 
5. Iris (Hold Me Close) 
6. Volcano 
7. Raised by Wolves 
8. Cedarwood Road 
9. Sleep Like a Baby Tonight 
10. This Is Where You Can Reach Me Now 
11. The Troubles

Sem comentários: