2010/06/30

CR zero



O melhor titulo é o d'O Jogo, a melhor imagem é esta do DN: um Ronaldo cabisbaixo e derrotado, uma nulidade quase absoluta no Mundial.

Ontem já havia alertado para o facto de quando ele acorda para aí virado, poder ser uma mais-valia. E ontem ainda, não acordou nada inspirado, bem pelo contrário, entrou em campo o pior Ronaldo, o complicativo, individualista, birrento, chato, preguiçoso, vedeta. Como em quase todos os jogos, excepção feita à 2ª parte do jogo da Coreia.

Mas outros houve que não ajudaram. Deco já não é o futebolista que encantava, o perfume do seu futebol já não é o mesmo. A Simão falta-lhe a velocidade que antes fazia dele uma seta às balizas. O Pepe (foi bonito ver o homem a cantar o nosso hino com emoção...) está sem ritmo. O Ricardo Costa é um central razoável mas não é mais que um banal lateral, para "desenrrascar" uma lesão ou uma alteração táctica no decorrer de um jogo; apostar nele com 2 defesas direitos, é um erro, ele não tem velocidade para isso. O Coentrão, tão elogiado pelos jornais, é mais um produto da imprensa; ataca muito bem e tem velocidade, mas não sabe defender, como ainda ontem se viu uma imagem eloquente e demonstrativa disso mesmo: ele a dar espaço a um espanhol dentro da área, cerca de 2 metros, chega lá o Pepe, empurra-o para trás e mete o pé ao espanhol, em cima dele, tirando-lhe de imediato a bola; o Coentrão, como o César Peixoto, serve para o campeonato português onde raramente apanha pela frente bons atacantes e joga numa equipa que ataca mais que defende, mas nestes jogos fica muito exposta a sua clara deficiência defensiva.



Mas tambem houve casos claros de excepção no comportamento em campo, entrega e atitude. Meireles e Tiago estiveram sempre muito bem, a atacar e defender, a ocupar espaços e a distribuir jogo. Ricardo Carvalho e Bruno Alves defenderam bem e não deram grandes oportunidades a ninguém nem tiveram grandes falhanços, foram uma boa cobertura para o enorme, excelente Eduardo, o melhor jogador e mais regular da selecção na prova. Mostrando que merece muito mais do que o que tem - o caracter que demonstrou durante a prova e em particular ontem, o único que sentiu a derrota como o vulgar adepto, mostram que merece muito mais do que o Braga, sem com isto eu querer desmerecer esse clube. E acho que merecia muito mais a braçadeira de capitão que o CR zero...

Os restantes não fizeram mais do que se esperava deles.

Já Carlos Queirós mostrou ontem que é um eficiente preparador, metodológico, organizado. Mas que no banco, no decorrer do jogo, é fraco - a substituição do Hugo Almeida não tem pés nem cabeça, em especial pelo Danny. E a manutenção em campo do Ronaldo não fez sentido, tal como a autorização para ser sempre ele a marcar todos os lances de bola parada - passe o exagero, só faltava ser ele a marcar os pontapés de baliza!

Ainda acho que ele está bem no lugar de seleccionador. Não sei é se não deveria ser outro o treinador de campo...

E assim acabou o sonho dos navegadores, que com graves danos na caravela, são obrigados a voltar para terra, descendo das nuvens onde se encontravam...

2010/06/29

Navegadores



A capa do mourisco jornal está excelente e merece referência hoje. Porque os nossos navegadores, como alguém os apelidou, têm hoje uma batalha contra os espanhóis que em tudo se assemelha às duras negociações que levaram à assinatura do tratado de Tordesilhas que dividiu o mundo a meio entre nós: quem ganhar, tem direito a explorar novos mundos neste campeonato!

Não sou crente de forma fanática na selecção. Mas acredito que num dia bom, podem fazer "coisas bonitas". Não sendo um plantel tão forte como o do Euro2004, que esse sim era excepcional, tem algumas mais-valias. A organização defensiva e os poucos, pouquíssimos, golos que sofre são as principais. Mas ter alguns jogadores polivalentes e com espírito de sacrifício é outra mais-valia. E depois ainda temos o Cristiano Ronaldo, que pode ser uma mais-valia ou não, conforme acorde para aí virado...

A ver se fica para a história este embate de hoje. Sim, nós podemos... assim queiramos!

Olha a novidade...

Luanda é a cidade mais cara do mundo segundo reza uma noticia do Público com base num estudo de uma consultora internacional.

Eu sei, e não vivo lá, mas as curtas passagens deixam bem entender isso.

E onde vivo, o Lobito, sendo mais "acessível" aos bolsos dos expatriados, não deixa de ser também excessivamente cara, pelo que se fosse incluída no dito estudo, era bem capaz de estar no top10...

2010/06/25

Um zero (quase) absoluto

O resultado foi 0-0 e o jogo também foi quase um zero também, em que as equipas, como eu previ, ficaram distantes do seu real valor, estranhamente nervosas e algo pegadas, com faltas desnecessárias e muito agressivas.



O resultado foi o que ambas as equipas queriam, garantindo assim a passagem aos 16 avos de final. Sendo que Portugal tem mais um dia de descanso, jogando apenas na 3ª feira que vem. Contra quem, é que iremos descobrir logo mais, podendo ser uma final "ibérica" visto que se a Espanha ganhar o seu jogo, termina em primeiro no grupo. O pior é se empata ou perde, caso em que pode ficar em 2º ou até 3º lugar no seu grupo. E depois das surpresas Franca e Itália, porque não há duas sem três, quem sabe o que o destino logo mais nos reserva...

Portugal x Brasil, é já a seguir



É já daqui a pouco que jogamos com o Brasil, num jogo que é sempre emocionante e histórico. Ambas as equipas estão quase qualificadas, pelo que não acredito que venha a ser um grande jogo, mas com tantos "artistas" em campo, tudo é possível, basta eles quererem.

Carrega, Portugal...

2010/06/24

A ler...

...3 livros ao mesmo tempo. Porque estava a ler um, "Gomorra", que por ser volumoso deixei cá no Lobito e levei comigo para ler nas viagens de avião o mais singelo "O Planalto e a Estepe" num formato quase de bolso. E durante as férias iniciei a leitura de "As Mulheres do Meu Pai" que é também volumoso e veio na mala para ser terminado por cá, nos dias de praia ou de sofá que são os meus domingos. Acho que nunca tinha feito isto antes, ler vários livros em simultâneo.

E ainda posso juntar umas revistas e jornais que vieram do aeroporto, um ultimo "cheirinho" da nossa imprensa antes desta temporada por terras lobitangas...

2010/06/23

Back to work

Cheguei segunda ao final da tarde e só agora escrevo porque, como habitualmente, o regresso pós-férias é complicado, tomar a rédea aos assuntos todos novamente.

Mais uma temporada se inicia.

2010/06/19

De partida outra vez

Pela enésima vez, tendo já perdido a conta, estou de partida para Angola, terminando as sempre curtas férias que gozei nestas cerca de 2 semanas.

Começa, por isso, o trajecto multipartido de viagens desde a minha casa (Braga) até ao destino final, Lobito.

Este é o momento mais difícil, a partida. Saber que são mais uns meses de ausência de casa, da família, dos amigos - que quase nem vejo, tão pouco tempo cá estou de cada vez.

Neste momento, aeroporto de Lisboa. Daqui a pouco, Luanda. Em principio, segunda-feira, Lobito. Até já...

2010/06/16

Falsa partida

O jogo foi fraco, sem fio condutor, sem linha de rumo.

Pareceu tudo demasiado casuistico e a aguardar que um momento de inspiração divina fosse resolver o jogo.

Apesar de tudo, é o melhor dos piores resultados. Perder o jogo tinha sido bem pior. O empate é o menos mau, resta ganhar o próximo jogo e fazer contas depois.

E ganhar o próximo jogo implica ganhar à desconhecida Coreia do Norte que colocou muitos problemas ao Brasil ontem, pelo que não vai ser nada fácil. E já não faço no ultimo jogo contra os canarinhos, cujo desfecho é ainda mais complicado.

Tudo somado, o normal: já estamos de calculadora na mão, como habitualmente. Vamos ver como decorre a próxima partida, a nós e aos nossos adversários directos, Brasil e Costa do Marfim.

2010/06/11

Filmes [9]: O sexo (e a cidade, parte 2)

Nestes dias de férias vi o "Sexo e a Cidade 2" sobre a vida das 4 amigas que começaram no pequeno ecrã e passaram agora para a grande tela das salas de cinema.
É um filme divertido e próprio para quem está de férias, para se dar umas gargalhadas faceis e previsiveis, como seria de esperar de um filme leve.
A ver se estiver mal disposto ou se precisar de uma forma de passar 2,5 horas...

Sinopse:
"Miley Cyrus, Penélope Cruz e Liza Minnelli marcam presença em «Sexo e a Cidade 2», que marca o regresso ao universo de Carrie e amigas de Aidan Shaw (John Corbett), como pode ser visto no trailer que acaba de chegar à internet.

Dois anos depois dos acontecimentos de «Sexo e a Cidade», que culminaram com o casamento de Carrie (Sarah Jessica Parker) com Big (Chris Noth), as quatro amigas encontram-se novamente numa encruzilhada: Carrie acha que o seu casamento estagnou, Charlotte (Kristin Davis) e Miranda (Cynthia Nixon) estão a dar em doidas com os filhos e Samantha (Kim Catrall) ingere tudo o que pode para recuperar a juventude. A solução passa por uma viagem de luxo, só das quatro amigas, a Abu Dhabi.

«Sexo e a Cidade 2» volta a ser escrito e realizado por Michael Patrick King e, entre os «cameos» garantidos, estão os de Penélope Cruz, Miley Cyrus e Liza Minnelli, visíveis no novo «trailer». Também garantidas estão participações curtas de Heidi Klum e Mariah Carey.

Quem regressa ao universo de «Sexo e a Cidade» é John Corbett, que, enquanto Aidan Shaw, foi o grande amor de Carrie nas temporadas de 2001 e 2002 da série televisiva, e aqui a reencontra em Abu Dhabi, o que promete colocar em risco o seu casamento com Big.

O filme tem estreia internacional agendada para 27 de Maio e chegará a Portugal uma semana depois."


Trailer:

2010/06/08

Filmes [8]: Robin Hood: And so the legend begins



E hoje fui ao cinema ver a história que está por trás do mito. Um filme de Ridley Scott com o "gladiador" Russel Crowe e Cate Blanchet, que ao contrário do habitual, que é contar a história de Robin Hood contra o Xerife de Nottingham, nos conta o que levou a que Robin Hood se transformasse num fora-da-lei.

Excelente realização, bons planos e efeitos especiais muito bons, batalhas épicas (à semelhança do notável "Gladidador") e um filme para guardar na colecção de DVD's.

De realçar tambem que este foi o primeiro filme que vi no cinema com projecção digital e a diferença na qualidade da imagem é abissal! Imagino o que será em 3D...

Sinopse:
"A história do herói cuja bravura perdurou na mitologia popular incendiando a imaginação daqueles que partilham do seu espírito de aventura e justiça. Na Inglaterra do século XIII, Robin e o seu grupo de saqueadores combatem a corrupção numa pequena cidade desafiando a Coroa a rectificar o balanço de poder entre o Rei e os seus subordinados. Tendo como aliada uma mulher determinada, Lady Marian, um homem de origens humildes, seja ele um herói ou um fora-da-lei, irá tornar-se num símbolo eterno de liberdade para o seu povo."


Trailer:

2010/06/05

Em busca dos "papeis perdidos"

Têm sido férias diferentes. Em busca dos "papeis perdidos", que é como quem diz, a tratar de obter diversos documentos de forma a renovar o visto de trabalho, já que apesar de toda a aproximação acontecida nos últimos anos, a burocracia que é necessária para um português trabalhar em Angola ainda é elevada.

Quem sabe se a breve visita de Cavaco Silva a Angola (incluindo Lobito, onde vai pernoitar) não abrevie e aligeire o processo.

Entretanto, resta seguir as regras e, qual Indy Jones, continuar a busca pelos documentos, os "papeis perdidos" numa qualquer repartição da Administração Pública...

2010/06/02

Parte 2, o inicio

Já no aeroporto de Luanda, uma agradável surpresa. Não só o espaço está bom, comparável a um qualquer aeroporto na Europa (e só quem cá andou até 2008 percebe o que eu quero dizer...) como diminuíram os procedimentos burocráticos ao mínimo e normal de qualquer aeroporto, pelo que em 10 minutos passei do exterior para o bar na sala de embarque! Note-se que cheguei a demorar 3 horas a fazer isso...

Se o resto da viagem correr como até ao momento, vai ser um passeio.

Está quase, quase, quase... mesmo, mesmo quase! :)

2010/06/01

Parte 1

Lobito-Luanda.

De carro, muitas horas de viagem, etapa cumprida sem problemas.
Amanhã, nova etapa, jornada dupla: Luanda-Lisboa e Lisboa-Porto. De volta a casa, por pouco mais de duas semanas.

Sabe sempre a pouco. Mas sabe sempre bem.

Até já...