2010/06/30

CR zero



O melhor titulo é o d'O Jogo, a melhor imagem é esta do DN: um Ronaldo cabisbaixo e derrotado, uma nulidade quase absoluta no Mundial.

Ontem já havia alertado para o facto de quando ele acorda para aí virado, poder ser uma mais-valia. E ontem ainda, não acordou nada inspirado, bem pelo contrário, entrou em campo o pior Ronaldo, o complicativo, individualista, birrento, chato, preguiçoso, vedeta. Como em quase todos os jogos, excepção feita à 2ª parte do jogo da Coreia.

Mas outros houve que não ajudaram. Deco já não é o futebolista que encantava, o perfume do seu futebol já não é o mesmo. A Simão falta-lhe a velocidade que antes fazia dele uma seta às balizas. O Pepe (foi bonito ver o homem a cantar o nosso hino com emoção...) está sem ritmo. O Ricardo Costa é um central razoável mas não é mais que um banal lateral, para "desenrrascar" uma lesão ou uma alteração táctica no decorrer de um jogo; apostar nele com 2 defesas direitos, é um erro, ele não tem velocidade para isso. O Coentrão, tão elogiado pelos jornais, é mais um produto da imprensa; ataca muito bem e tem velocidade, mas não sabe defender, como ainda ontem se viu uma imagem eloquente e demonstrativa disso mesmo: ele a dar espaço a um espanhol dentro da área, cerca de 2 metros, chega lá o Pepe, empurra-o para trás e mete o pé ao espanhol, em cima dele, tirando-lhe de imediato a bola; o Coentrão, como o César Peixoto, serve para o campeonato português onde raramente apanha pela frente bons atacantes e joga numa equipa que ataca mais que defende, mas nestes jogos fica muito exposta a sua clara deficiência defensiva.



Mas tambem houve casos claros de excepção no comportamento em campo, entrega e atitude. Meireles e Tiago estiveram sempre muito bem, a atacar e defender, a ocupar espaços e a distribuir jogo. Ricardo Carvalho e Bruno Alves defenderam bem e não deram grandes oportunidades a ninguém nem tiveram grandes falhanços, foram uma boa cobertura para o enorme, excelente Eduardo, o melhor jogador e mais regular da selecção na prova. Mostrando que merece muito mais do que o que tem - o caracter que demonstrou durante a prova e em particular ontem, o único que sentiu a derrota como o vulgar adepto, mostram que merece muito mais do que o Braga, sem com isto eu querer desmerecer esse clube. E acho que merecia muito mais a braçadeira de capitão que o CR zero...

Os restantes não fizeram mais do que se esperava deles.

Já Carlos Queirós mostrou ontem que é um eficiente preparador, metodológico, organizado. Mas que no banco, no decorrer do jogo, é fraco - a substituição do Hugo Almeida não tem pés nem cabeça, em especial pelo Danny. E a manutenção em campo do Ronaldo não fez sentido, tal como a autorização para ser sempre ele a marcar todos os lances de bola parada - passe o exagero, só faltava ser ele a marcar os pontapés de baliza!

Ainda acho que ele está bem no lugar de seleccionador. Não sei é se não deveria ser outro o treinador de campo...

E assim acabou o sonho dos navegadores, que com graves danos na caravela, são obrigados a voltar para terra, descendo das nuvens onde se encontravam...

1 comentário:

O Expatriado disse...

Brilhante essa designação CRzero !
Disparatadas opções de Queiroz !

Só não concordo com a análise ao Fábio Coentrão ... ataca muito bem e embora defenda menos bem acho que foi um dos melhores da selecção neste mundial.

Não vale a pena perdermos mais tempo com este tema ... voltemos à realidade: défice, dívida, impostos, scuts, golden shares, corrupção, mentiras, escutas, boys, ...