2006/02/24

Universidade do Porto “transfere” o seu Museu de Medicina para o Jardim Botânico

"Estetoscópios de madeira e marfim, sanguessugas artificiais, bisturis do século XVIII, máscaras de clorofórmio e uma cadeira de obstetrícia do século XIX são alguns dos objectos que fazem parte da mais recente exposição do ciclo “Aventureiros, Naturalistas e Coleccionadores”, patente no Jardim Botânico do Porto (R. do Campo Alegre, 1191).

Num esforço de dar a conhecer ao público algumas das suas mais curiosas, mas também desconhecidas, colecções museológicas, a Universidade do Porto concebeu um ciclo de exposições – especialmente pensadas para os jovens do ensino pré-universitário – para as apresentar, homenageando as personalidades que estiveram na sua origem e concepção.

Depois da primeira exposição ter-se debruçado sobre a colecção de Etnografia e Arqueologia e a figura de Mendes Correia, esta será dedicada ao Museu de História da Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto e ao seu fundador, o catedrático daquela faculdade Luís de Pina (1901-1972).

Docente de História da Medicina, fundador do Centro de Estudos Humanísticos do Porto (1947), primeiro director da restaurada Faculdade de Letras (1961), deputado à Assembleia Nacional (1938-42) e presidente da Câmara Municipal do Porto (1945-49), Luís de Pina foi o principal impulsionador do Museu de Medicina, cujo espólio é a base desta exposição que dá a conhecer aos seus visitantes a história da medicina moderna através de um percurso pela evolução dos instrumentos utilizados por médicos e cirurgiões ao longo dos últimos três séculos.

A exposição será oficialmente inaugurada pelo reitor da U.Porto, José Novais Barbosa, às 18 horas da próxima quinta-feira, 23 de Fevereiro. Durante a cerimónia, a comissária da mostra e actual directora do Museu de Medicina, Amélia Rincon Ferraz, guiará os presentes numa visita às peças em exposição."

O facto de mencionar esta exposição é que a mesma foi, muitas décadas depois, impulsionada pelo meu tio-avô Luís de Pina, irmão da minha avó materna. Curioso facto...

Sem comentários: