2007/03/20

Leituras [13] - Imperium, de Robert Harris



Livro narrado pelo secretário de um dos maiores advogados dos tempos de Julio César, o causidico Cícero.

A forma é engraçada, esta ideia de colocar um narrador velho a contar histórias da sua vida, mas julgo que falta qualquer coisa neste livro que encontrei em "A Pátria" deste mesmo autor ou nos romances de Steven Saylor passados na mesma época e que nos prendem à sua leitura como não acontece tanto aqui.

No entanto, porque este é o primeiro de uma trilogia, vou aguardar (e comprar) os seguintes para continuar a entrar dentro do fascinante mundo dos romanos que com o seu império conquistaram o mundo.

Sinopse:
"Primeiro volume de uma trilogia que nos transporta até aos últimos quarenta anos da Roma republicana, Imperium segue as carreiras e as vidas dos homens que lutaram por a governar, sobretudo de Cícero. Através dos olhos de Tirão, seu secretário pessoal, materializa-se diante de nós um retrato vivo e repleto de suspense do mundo violento, traiçoeiro, corrupto e labiríntico da cena política romana, e em especial deste prometedor advogado e orador brilhante. Cícero é apenas um jovem senador quando o encontramos no início destas páginas. Porém, assistimos à sua ascensão determinada, implacável e feroz até obter imperium - o sumo poder estatal. Imperium é o primeiro volume de uma trilogia que foi já adquirida por cerca de 23 territórios e desde Setembro já vendeu mais de 200 000 exemplares nos EUA e no Reino Unido. A Presença publicará os dois volumes subsequentes."

Sem comentários: