2007/03/27

Leituras [14] - O Último Papa, de Luís Miguel Rocha



Novo livro de autor português, sempre dentro da temática da moda das coisas mal explicadas da Igreja Católica, com mistérios e organizações secretas à mistura, mas desta vez uma real, a loja maçónica italiana P2.

A trama é engraçada, escrita numa linguagem invulgar, um narrador distante e presente ao mesmo tempo, que nos vai guiando de aventura em aventura em direcção a um final que, desta vez, consegui antecipar, correspondendo ao que dele esperava.

Gostei de ler, leitura fácil e rápida, capitulos curtos que se lêm bem de uma assentada.

Sinopse:
"1978, Cidade do Vaticano. Às 4.30 da manhã, a irmã Vincenza, assistente pessoal de João Paulo I, chega à antecamâra dos aposentos pontífices com o pequeno-almoço. Deseja os bons dias ao Papa mas, pela primeira vez, não é convidada a entrar. Só quando mais tarde ganha coragem e abre a porta, descobre que Albino Luciani, representante de Deus na Terra, Jaz morto na cama. 2006, Londres. Sarah Monteiro, uma jovem jornalista portuguesa, está de regresso a Londres depois de umas férias na terra natal. Ao chegar, encontra entre a correspondência um envelope que lhe chama a atenção. Lá dentro, uma lista com nomes de personalidades públicas e pessoas desconhecidas, entre eles o de seu pai. A lista tem mais de 25 anos e muitos dos nomeados já faleceram. Mas como cedo irá descobrir, aqulea lista pode transformar-se num bilhete para a morte. Com a ajuda de um homem misterioso com muitos nomes e poucas respostas, inicia uma frenética corrida para escapar à morte. De Londres a Lisboa e a Nova Iorque, terá que levar a melhor a uma organização secreta que não olha a meios para deitar a mão à lista, e impedir a divulgação de um segredo que o Vaticano esconde há quase trinta anos.
Prepare-se, pois desta vez a conspiração é baseada em factos verídicos. E Portugal está envolvido."

Sem comentários: