2008/10/31

Barack vs. McCain

É daqui a 4 dias que se decide o futuro presidente dos EUA. E a importância é enorme, mais ainda com a crise económica internacional e sobre a qual ele terá que desempenhar um papel central.

O meu candidato "natural" não me entusiasma. Por norma, identifico-me com os Republicanos. Mas McCain não me parece a melhor opção para os EUA neste momento, que precisavam de mais vitalidade e força. Obama tem as características que me agradam, mas vem de uma família política com a qual não me identifico, centralizadora e não regulamentadora, onerosa das famílias com mais impostos e penalizadora dos empresários e investidores.

Por isso, independentemente de quem ganhar, julgo que nos próximos anos toda a política internacional, bem como as economias internacionais, continuarão em ajustes e convulsões esporádicas. Até porque a Europa continua fraca, apesar da dupla Merkel-Sarkozy estar a mostrar capacidade de afirmação.

Em todo o caso, o meu prognóstico é que apesar de levar vantagem nas sondagens, o vencedor vai ser McCain, quer devido à estranha forma de eleição do presidente, quer devido a não me acreditar que os EUA estejam prontos a ter um presidente negro... ou hispânico, ou qualquer outro tipo que fuja ao tradicional descendente de europeus e de longas tradições americanas.

Sem comentários: