2009/12/30

As prateleiras da garagem

Na garagem segue o trabalho de colocação das prateleiras galvanizadas do IKEA. Um dos meus objectivos de férias está quase concluído. Ao principio foi complicado, mas agora que lhe apanhei o "jeito" e a metodologia e métrica de montagem, as coisas correm mais depressa (hoje em pouco mais de 3 horas marquei, furei, aparafusei e montei quase metade da parede de fundo).

Acho que mais um dia de trabalho e fica concluído este "projecto".

Dia 1

Ao principio, era o caos. Sem prateleiras, está tudo em caixotes e amontoado ao cantos. Neste primeiro dia, apenas marquei a parede lateral e montei um prumo...

Dia 2

Neste 2º dia consegui concluir a montagem da parede lateral e deixar estruturada a montagem da parede de fundo.

Dia 3

E começa a parecer quase acabado...

O Natal...

...na casa da Ana Truta...



...e cá em casa...


2009/12/24

FELIZ NATAL!


Para os amigos, colegas, familiares. Para os leitores do blog e do facebook. Para todos, os meus desejos de saúde e paz, imensas alegrias, que é o que de melhor no Natal nos podem presentear.

2009/12/21

Parabéns...

...MESTRA! :)

Já cheira a Natal cá em casa...

...e vai cheirar ainda mais nos próximos dias, quando os pratos tipicos começarem a ser confeccionados.



Para o meu sapatinho:
* 1 treinador novo noi FC Porto aos Domingos, já não há Paciência para o actual...
* 1 jogo Football Manager 2010 para PC (assim o treinador sou eu!)
* livro do José Rodrigues dos Santos
* dvd do último Harry Potter
* um espelho para o aparador da entrada (ainda não vi um de jeito!)
* o primeiro prémio do Euromilhões...

2009/12/20

Vamos apagar a luz?

Sim, com a crise actual, convem não gastar energia. O melhor que há a fazer é apagar a luz daqui a pouco...

11 homens de azul e branco vão tentar isso, mas a tarefa será dificil, porque do outro lado estarão 14 homens que tudo irão fazer para manter a luz no fundo do túnel acesa!

2009/12/18

Dolce fare niente

Têm sido dias de descanso. De nada fazer. Ainda nem a árvore de Natal montei - mas já a trouxe da garagem! E que bem que me têm sabido estes dias assim... Só é pena a Sara trabalhar...

Já comprei as estantes para a garagem, mas esqueci-me de umas partes e só para a semana irá haver a lugar à montagem das mesmas.

Aproxima-se o fim de semana, com o jantar da casa da Truta à cabeça!

E começa a azafama das prendinhas, mas poucas. A viagem a Londres é certa, mas a Paris ainda não sei. Pelo menos o fim de ano será com a sis-in-law, and that is a fact!...

2009/12/14

Álvaro Parente será terceiro piloto da Virgin



Ora aí está uma noticia que se aguardava pelos excelentes resultados que o jovem piloto portuense (e portista!) tem tido na sua carreira. Filho de peixe sabe guiar. Parabéns, Álvaro, está quase...

Alfa

Não é o Omega dos transportes, mas o Alfa é um bom serviço que poderia ser ainda melhorado. Infelizmente, boa parte do percurso não consegue usufruir da excelente velocidade de 220 Km/h que pode alcançar.



Milhões, centenas de milhões de Euros, foram gastos nos últimos anos a melhorar a linha (aliás, ainda se estão a gastar, estou a passar no zona de obras) e mesmo assim o serviço ainda não tira um total proveito da sua potencialidade.

Desde logo porque o país é pequeno, não tem dimensão para grandes velocidades - estes exigem grandes trajectos. Aqui, mesmo com poucas paragens (Santarém, Coimbra B, Aveiro, Porto, Famalicão e Braga) a viagem acaba por demorar 3,5 horas desde Lisboa-Oriente a Braga, quando com uma linha mais dedicada a este Alfa e com melhores condições da linha para proporcionar maiores períodos de alta velocidade, a viagem poderia demorar à vontade cerca de 2 horas, menos até ao Porto.



É por isso que acho que a única linha que poderia fazer sentido no TGV era a de saída para Espanha e deveria ser num ponto central do país, de forma a servir todos os locais em igualdade de circunstancias. Porque como se pode ver no mapa, a rede de comboios é relativamente alargada e o Alfa permite ir de Braga ao Algarve. O que precisa é de melhor condições de circulação (não partilhando a linha com comboios regionais e urbanos como acontece em certos troços) e mais interesse por parte de Governos que se preocupam mais em lançar obras faraónicas de propaganda do que em servir os interesses de quem deviam governar.

2009/12/13

12 objectivos para as férias...

...sem qualquer ordem ou prioridade:

01. Descansar.
02. Montar as prateleiras na garagem.
03. Descansar mais.
04. Conviver com familia e amigos.
05. Fazer compras (mas poucas que parece que há uma crise qualquer internacional!).
06. Viajar (Ashford via Londres e regresso por Paris) pouquinho...
07. Renovar o visual da quinta (FarmVille).
08. Renovar o visual do blog.
09. Fazer uma reunião de trabalho na BDO (mas só uma e só porque é em Braga perto de casa!)
10. Não sei se já disse, descansar...
11. Ver montes de filmes em casa, no sofá à lareira e com a Sara ao lado.
12. Ver o FC Porto ganhar na Luz...

2009/12/11

2 dias...

...mas apenas 1 para ir para Luanda.

Já cheira a férias. E o tempo é que não colaborou com mais umas escapadelas à praia, ainda há pouco estava a choviscar, tal como ontem, pelo que a alternativa é jiboaiar no sofá.

Amanhã a esta hora já devo ter passado Porto Amboim, conto chegar a meio da tarde a Luanda, com um pouco de sorte ainda janto com os meus primos lá. Vamos a ver se é desta que nos encontramos cá!

2009/12/10

Mau ambiente...



...em Copenhaga. Enquanto se discute o aquecimento global, o ambiente aquece cada vez mais na cimeira e aparentemente não vai trazer nenhum resultado - pelo menos positivo - parecendo que as nações do mundo apenas estão em acordo quanto ao desacordo sobre tudo o que diz respeito ao combate à poluição atmosférica, aquecimento, degelo, etc... Resta esperar que o menino prodígio Obama lá chegue e use o seu Nobel para conseguir reunir os consensos que estão escondidos debaixo de uma densa camada de smog.

2009/12/07

Dombe Grande

Ontem de manhã o dia estava fraco. Não convidava para a praia, não era apelativo. E vai daí, fui com o David dar uma volta que há já uns tempos estavamos para fazer: fomos até ao Dombe Grande, uns 70km para lá de Benguela.

Devido à estrada alcatroada, foi rápido chegar lá, até porque para além de alcatroada, era o "lá vem um"... Mas vale pela paisagem, pelas cores do cenário que se abre perante nós a cada km que galgamos.







E foi rápida tambem a viagem, porque pouco havia para ver. O Dombe Grande é pequeno, afinal de contas. É uma pequena vila, que existia devido à açucareira (que pelo aspecto se encontra abandonada) e que assim me fez lembrar o Alto Catumbela, que existia devido à fábrica de papel.




De realçar, para além das ruas largas e avenidas com palmeiras reais, uma pequena igreja que, pelo vitral, diria ser dedicada a Santo António.




Pelo caminho, algumas notas dignas de realce. O hotel junto à ponte da Catumbela ainda é pior do que deixava antever, devido à pessíma escolha de cores, o seu impacto na paisagem é brutalmente chocante.



O estádio, que não é nada engraçado e muito banal, aparentemente está pronto a ser utilizado no CAN2010 que começa daqui a pouco mais de 30 dias. Os arranjos exteriores é que ainda estão em execução...


No regresso paramos numa pequena capela, mesmo pequenina, mas com uns traços engraçados, da qual nada consigo dizer a não ser que fica próximo das salinas de Benguela na saída para o Cubal e Baia Azul (e portanto, Dombe Grande) mas cuja localização é perfeita.





E assim, pelas 14h00, já estavamos no Simões para mais uma tainada de despedida natalicia...

E já é Natal no Lobito também...

2009/12/04

Mundial 2010 - Grupo G



BRASIL, COREIA DO NORTE, COSTA DO MARFIM e PORTUGAL



Um grupo teoricamente acessivel, apesar do nosso irmão do outro lado do Atlantico ser osso duro de roer e a Costa do Marfim ser colectivamente muito forte, como quase sempre o são as selecções africanas, com a agravante de ter um Drogba... Só os incipientes norte-coreanos, os quais andam arredados desta competição desde o memorável jogo de 1966 contra nós, que devem ser acessiveis.

O nosso primeiro jogo é em Port Elizabeth contra a Costa do Marfim no dia 15 de Junho, o segundo é na Cidade do Cabo contra a Coreia do Norte a 21 de Junho e o ultimo (e esperemos que não seja decisivo para não ser mesmo o ultimo) é com o Brasil a 25 de Junho em Durban.

De resto, calhamos mesmo num grupo "maritimo" que penso ser o ideal. Agora vamos a ver quem serão os 23 eleitos e onde será feito o estágio, sendo que Moçambique e Angola são locais a ponderar, pela proximidade geográfica e climática.

E faltam 188 dias para o inicio da festa global do futebol...

Mundial 2010 - O sorteio


Estou mais perto que 99% da população portuguesa, mas não devo ter hipoteses de lá ir nem que seja assistir um joguito, infelizmente, só muito remotamente me acredito que essa possibilidade seja sequer equacionada.

Hoje é o primeiro passo do campeonato: o sorteio.

Assim, daqui a nada saberemos onde vamos jogar e quais os nossos adversários no grupo.

Do que conheço do clima (mais moderado que o angolano) e sendo o Mundial no Inverno, uma cidade costeira deverá ser melhor que uma em altitude. Se fosse Verão, diria o contrário.

Em todo o caso, prefiro um grupo de equipas dificeis do que um de prévia qualificação garantida, porque nesses casos o desastre tem sido a norma. Vamos a ver o que dita o sorteio, em directo aqui.

Alea jacta est...

Artesanato

Como habitualmente, lá comprei mais uma peça de artesanato - agora sou mais selectivo, terei muitas por herança paterna e por isso só compro aquilo que é original (porque não tenho) ou porque me agrada.

E desta vez é um original rinoceronte em pau preto (julgo que é mesmo, pelo peso) que me agradou e que não tenho.


2009/12/03

BNA (42): A poucos dias de fechar a obra até Janeiro

E com tanto material que chegou à obra esta semana só queria ter ainda mais uns dias para o aplicar!

Infelizmente trabalhar em países extremamente dependentes de importação de materiais e equipamentos tem este problema de logística que, amíude, nos finta e apresenta estas situações consumadas.

Agora resta fazer um forcing para avançar o mais que puder. Porque quanto mais se aplicar, menos se estraga e menos se perde. E mais se produz e factura, como é lógico!

Assim, aqui ficam as ultimas novidades da obra.

Nos arranjos exteriores, o portão com ripado de madeira está pronto, os remates no passeio e nas caixas de visita continuam a ser ultimados e tendo chegado nova carga de pavet o arruamento segue em bom ritmo.




O tecto falso de madeira está quase concluído, chegaram as ultimas peças para se fazer o remate final, para o ano fica o ripado sobre o parapeito.


Por fim, uma foto do aspecto final da fachada depois de colocadas as ultimas forras de inox nos pilares laterais e desmontadas as poucas pernas de andaimes que o cobriam, para o ano fica a bandeira da laje do piso 2, a varanda do piso 2 e os pilares da rua.


E faltam 10 dias para o regresso!

Mais?

Aumentar ainda mais os impostos, o IVA?

Não há alternativa?
Há, isso é que há!

E que tal descer nas despesas, nos desperdicios e nas mordomias? Ou melhorar a eficácia das cobranças? Melhorar a eficácia da utilização dos fundos?

Por exemplo, acabar com os contratos das estradas a serem pagas pelo estado que como foi devidamente anunciado pelo PSD no tempo de Guterres que as criou, ia ser um custo insuportável. Ou não deixar pessoas com 10 ou mais anos sem entregar declarações de rendimentos como se soube agora com o processo "Face Oculta" do presidente da REN ou do sucateiro que desde os anos 90 que nada declaram e nada lhes aconteceu por isso mesmo. Ou acabar com a treta do Rendimento Minimo. Ou acabar com as reformas vitalicias e exorbitantes que os titulares de cargos públicos recebem ao fim de poucos anos de trabalho, que os juizes recebem ao reformarem-se mas continuam activos. Ou acabar com a mania da gratuitidade do ensino e da saúde: deve ser proporcional ao rendimento e nem que seja simbólico deve ter um custo mínimo para que os utilizadores percebam o valor do serviço que estão a receber. Ou acabar com a possibilidades dos organismos públicos criarem empresas privadas de capitais públicos a torto e a direito e transferirem para lá verbas sem qualquer controlo e criando uma enorme rede de gestores privados pagos com dinheiros públicos. Ou aproveitar melhor o enquadramento dos fundos comunitários?

E tanto mais que poderia haver para cortar sem ter que nos obrigar a pagar mais um cêntimo de imposto.

Mas é claro que vão sempre para a solução mais simples... Afinal, o mexilhão é que paga sempre!

É que já não há pachorra para esta cantiga!

2009/12/02

11...

...dias "to go". Sou o que apago a luz e fecho a porta na frente, com a ajuda do electricista Paulo Simões. Logo ele fica com a parte da luz, eu com a porta - até porque as chaves sou eu que guardo!

E os chineses já começaram o trabalho do asfalto!

2009/12/01

Uma dúzia

12 dias. Está quase, finalmente. E se pensar que de trabalho falta ainda menos e que na 2ª feira é o último dia a sério, melhor ainda.

Planos: trabalho de obra até sábado, dependendo das artes, até esta 6ª; inventários no sábado e na 2ª de manhã; fechar a obra no sábado e na 2ª; praia 3ª, 4ª, 5ª e 6ª; viagem para Luanda no sábado e para Portugal no domingo... Pelo meio, ir acompanhando o trabalho do asfalto dos chineses na rua onde moro e no estacionamento do BNA...

E nunca mais é 13 à noite...

2009/11/30

Leituras [48] - Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, de George Orwell

Londres, 1984. Lisboa, 2009. 25 anos e uns milhares de km's de diferença, mas as histórias têm muito em comum. Ou, como alguém disse, a realidade consegue sempre superar a ficção...



A história de Winston Smith e do Grande Irmão (em inglês, Big Brother) e de como os regimes totalitaristas (e, porque não dizê-lo com toda a frontalidade, os democráticos também!) através da imprensa e das tecnologias controlam e dominam a vida de todos os cidadãos.

A ler, porque nunca 1984 me pareceu tão presente. E quando chegar a Portugal, vou comprar "O Triunfo dos Porcos" para ter mais uma ideia de como é que a ficção estimou por baixo a revolta dos fracos e oprimidos pelo "Grande Irmão" de 1984...

Sinopse:
"Segundo Orwell, «Mil Novecentos e Oitenta e Quatro» é uma sátira, onde aliás se detecta inspiração swifteana. De aparência naturalista, trata das realidades e do terror do poder político, não apenas num determinado país, mas no mundo — num mundo uniformizado. Foi escrito como um ataque a todos os factores que na sociedade moderna podem conduzir a uma vida de privação e embrutecimento, não pretendendo ser a «profecia» de coisa nenhuma."

13...

...dias que faltam...
...para a viagem no dia 13 de Dezembro de ida...
...e o regresso é a 13 de Janeiro.

Hoje, só dá 13!

2009/11/28

Barulho!


Foi uma noite terrível. Dez da noite, uma explosão... sonora! E assim continuou até às 4h00 da manhã, momento em que tudo se calou e se fez o silêncio absoluto. Com a ajuda destas 8 colunas, com os baixos bem calibrados em que tudo vibrava, foi impossível dormir. E agora durmo de pé...