2009/12/14

Alfa

Não é o Omega dos transportes, mas o Alfa é um bom serviço que poderia ser ainda melhorado. Infelizmente, boa parte do percurso não consegue usufruir da excelente velocidade de 220 Km/h que pode alcançar.



Milhões, centenas de milhões de Euros, foram gastos nos últimos anos a melhorar a linha (aliás, ainda se estão a gastar, estou a passar no zona de obras) e mesmo assim o serviço ainda não tira um total proveito da sua potencialidade.

Desde logo porque o país é pequeno, não tem dimensão para grandes velocidades - estes exigem grandes trajectos. Aqui, mesmo com poucas paragens (Santarém, Coimbra B, Aveiro, Porto, Famalicão e Braga) a viagem acaba por demorar 3,5 horas desde Lisboa-Oriente a Braga, quando com uma linha mais dedicada a este Alfa e com melhores condições da linha para proporcionar maiores períodos de alta velocidade, a viagem poderia demorar à vontade cerca de 2 horas, menos até ao Porto.



É por isso que acho que a única linha que poderia fazer sentido no TGV era a de saída para Espanha e deveria ser num ponto central do país, de forma a servir todos os locais em igualdade de circunstancias. Porque como se pode ver no mapa, a rede de comboios é relativamente alargada e o Alfa permite ir de Braga ao Algarve. O que precisa é de melhor condições de circulação (não partilhando a linha com comboios regionais e urbanos como acontece em certos troços) e mais interesse por parte de Governos que se preocupam mais em lançar obras faraónicas de propaganda do que em servir os interesses de quem deviam governar.

1 comentário:

Afonso Loureiro disse...

O TGV será a alternativa natural ao transporte aéreo quando este se tornar incomportável (pelo menos nos termos actuais), mas querer ligar todas as capitais de distrito com TGV é apenas mais uma maneira de deitar dinheiro à rua.

Que haja uma rede de muito alta velocidade a ligar o país à rede europeira e que o transporte de alta velocidade funcione como foi programado no princípio da década (antes de cortarem o investimento na modernização).

A viagem Porto-Lisboa, durando as actuais 3 horas e trocos já compensa em relação ao avião que, com os check-in, taxi e outras esperas no aeroporto acaba por ser tão demorado.