2009/12/07

Dombe Grande

Ontem de manhã o dia estava fraco. Não convidava para a praia, não era apelativo. E vai daí, fui com o David dar uma volta que há já uns tempos estavamos para fazer: fomos até ao Dombe Grande, uns 70km para lá de Benguela.

Devido à estrada alcatroada, foi rápido chegar lá, até porque para além de alcatroada, era o "lá vem um"... Mas vale pela paisagem, pelas cores do cenário que se abre perante nós a cada km que galgamos.







E foi rápida tambem a viagem, porque pouco havia para ver. O Dombe Grande é pequeno, afinal de contas. É uma pequena vila, que existia devido à açucareira (que pelo aspecto se encontra abandonada) e que assim me fez lembrar o Alto Catumbela, que existia devido à fábrica de papel.




De realçar, para além das ruas largas e avenidas com palmeiras reais, uma pequena igreja que, pelo vitral, diria ser dedicada a Santo António.




Pelo caminho, algumas notas dignas de realce. O hotel junto à ponte da Catumbela ainda é pior do que deixava antever, devido à pessíma escolha de cores, o seu impacto na paisagem é brutalmente chocante.



O estádio, que não é nada engraçado e muito banal, aparentemente está pronto a ser utilizado no CAN2010 que começa daqui a pouco mais de 30 dias. Os arranjos exteriores é que ainda estão em execução...


No regresso paramos numa pequena capela, mesmo pequenina, mas com uns traços engraçados, da qual nada consigo dizer a não ser que fica próximo das salinas de Benguela na saída para o Cubal e Baia Azul (e portanto, Dombe Grande) mas cuja localização é perfeita.





E assim, pelas 14h00, já estavamos no Simões para mais uma tainada de despedida natalicia...

E já é Natal no Lobito também...

2 comentários:

Maria Amorim disse...

Com o trabalhito a apertar (não é só aí que se trabalha. hi!hi!) não vim aqui uns dias mas agora encontrei uma bela surpresa.

Vou ver todas as imagens com muita atenção. hi!hi!

Aguardo depois umas aí do "meu" kimbo: Lobito. hi!hi!

Obrigado pela partilha e... bons inventários!!!! hi!hi!


Se entretanto não passar por aqui...UM EXCELENTE NATAL!!!!!!

Beijinhos
Bernardete

Cátia Laranjeira disse...

Boa tarde!

Antes de mais, os meus parabéns pelo blog!

Andava em pesquisas por fotos do Alto Catumbela, donde, em 1975, a minha mãe e família partiram para Portugal.

Se me puder ajudar ou tiver algumas imagens deste local agradecia imenso.

katia_laranjeira@hotmail.com

Um bom ano 2010 e bem haja!