2012/11/02

Plataforma "Programa Participativo - Repensar Guimarães com os Vimaranenses"

Hoje à noite é apresentado no auditório da Fraterna, na zona de Couros, a primeira iniciativa da coligação PSD-CDS "Juntos por Guimarães".

E a primeira iniciativa é, nada mais, nada menos, que a apresentação de uma plataforma que visa desenhar, de forma participativa, o futuro de Guimarães, repensando o concelho e cidade em conjunto com todos os Vimaranenses que o queiram fazer também neste novo ciclo governativo que se vai abrir em 2013.

Porque em 2013 será preciso um novo paradigma de governação autárquica - como se tem vindo a perceber, até pelo que se passa no país, o modelo de governação dos últimos 23 anos extinguiu-se por si próprio: não há dinheiro para grande investimentos públicos e o concelho está já dotado de inúmeros equipamentos públicos da mais variada ordem, cujo problema principal será nos próximos anos garantir a sua sustentabilidade. Isso exige novas formas de abordar a governação, coisa que os actuais responsáveis não querem admitir fazer - querem mais do mesmo. O Governo autárquico precisa de ser mais pro-activo na busca de investidores para o concelho, precisa neste momento de dar melhores condições fiscais a quem investe, como forma de aumentar o emprego e a competitividade. Precisa de criar uma cidade inteligente e mais verde. Precisamos de uma geração nova que dê sangue novo a este concelho e o transporte para o futuro de forma sustentada. E precisamos de todos os que queiram participar e contribuir com as suas ideias e perspectivas para esse programa, independentemente da sua filiação partidária.

Por isso, como membro da equipa da coligação "Juntos por Guimarães", venho convidar os meus leitores a participar também. Juntos, construímos o futuro de Guimarães!

Sem comentários: