2003/10/16

2º Congresso da Ordem dos Arquitectos - Os Objectivos

Recebi esta semana a publicação publicitária do congresso que se realizará aqui em Guimarães, de 27 a 29 de Novembro, no Pavilhão Multiusos.

Desde logo ressaltam os ambiciosos objectivos do evento:
* constituir um momento de grande afirmação da arquitectura;
* discutir a situação nacional da arquitectura, do património construído e do território;
* abordar os problemas concretos que afectam a prática profissional;
* fomentar um debate aberto;
* alcançar conlusões objectivas e definir prioridades de actuação no quadro da profissão;
* proporcionar, através de uma organização efeciente, oportunidades de convívio e de qualificação profissional.

Dissecando um pouco estes objectivos, julgo que qualquer congresso de determinada categoria profissional é sempre um momento de afirmação da mesma. Assim seja possível discutir a situação nacional da arquitectura e do urbanismo e isso trará, com toda a certeza, essa mesma afirmação.
A abordagem dos problemas concretos é fundamental: julgo que durante muitos anos a OA (então apenas Associação, AAP) andou alheada da realidade, imersa num ante-projecto onirico que não se transpunha para o projecto de execução do quotidiano. Mas, reconheço até porque não votei na actual Bastonária, hoje as coisas estão diferentes.
Por último, e este é um objectivo deveras ambicioso para qualquer português, pretende-se alcançar conclusões objectivas (sabe-se como nós gostamos de dialogar, mas quando chega o momento de tirar uma conclusão para actuar é que são elas...) e definir prioridades de actuação no quadro da profissão. Caso se cumpram estes objectivos, este será, sem dúvidas, um congresso de sucesso e afirmativo da classe perante o país!

Amanhã: Os Temas

Sem comentários: