2005/11/05

Conferência "Orçamento de Estado" pelo Prof. Patinha Antão

Decorreu ontem, ao fim da tarde, na sede do PSD de Guimarães, uma conferência do Prof. Patinha Antão, Deputado do PSD eleito pelo círculo de Braga e presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças, sobre o tema "Orçamento de Estado".

Apesar do PSD ter convidado diversas assoicações e sindicatos regionais para poderem primeiro ouvir a intervanção que trazia (muito bem) preparada e depois poderem intervir questionando e polemizando sobre o assunto, apenas algumas associações compareceram, mas ZERO sindicatos, o que comprova aquilo que penso deles há muito tempo: apenas servem para criar conflitos sociais a pedido de alguns partidos políticos e não para defenderem os trabalhadores!

Centrando-me na conferência, posso dizer que saí de lá muito mais dentro do assunto e apenas a hora do jantar pode cortar a conferência que tendo se iniciado às 19h00 terminou já depois das 20h30... Foi uma hora e meia onde se falou dos cortes sem projecto que o actual Governo promove, descricionários quanto aos objectivos (na saúde não aceita as parecerias público-privadas mas defende-as nas obras públicas, por exemplo), ou do PIDDAC regionalizado, do défice, do crescimento económico anunciado até 2009 muito pequeno (sempre inferior aos 3%, valor mínimo necessário para inverter a actual taxa de desemprego crescente) e assente no crescimento das exportações e diminuição de importações (quando o actual cenário tudo indica que se passará o contrário, o crescimento das importações e o decréscimo das exportações) ou se aflorou ainda as grandes obras de investimento do Estado como o TGV e a Ota...

Todos percebemos que apesar da "intelectualidade" portuguesa, incluindo alguns companheiros meus de partido como Miguel Beleza, que defendem este orçamento e o consideram transparente estão mais uma vez a laborar num plano meramente teórico e intelectual, pois mais uma vez a dura realidade e a crueza da execução os irá desmentir (a eles, pseudo-intelectuais, e a ele, orçamento) e este será mais um orçamento de mentira que nos irá arrastar mais uma vez para a cauda da Europa, sendo que este tem o condão de prejudicar centenas de milhares de portugueses de forma directa e não apenas indirectamente como até aqui acontecia. Salve-nos quem puder porque este Governo só nos atrapalha!

Sem comentários: