Decorreu ontem, ao fim da tarde, na sede do PSD de Guimarães, uma conferência do Prof. Patinha Antão, Deputado do PSD eleito pelo círculo de Braga e presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças, sobre o tema "Orçamento de Estado".
Apesar do PSD ter convidado diversas assoicações e sindicatos regionais para poderem primeiro ouvir a intervanção que trazia (muito bem) preparada e depois poderem intervir questionando e polemizando sobre o assunto, apenas algumas associações compareceram, mas ZERO sindicatos, o que comprova aquilo que penso deles há muito tempo: apenas servem para criar conflitos sociais a pedido de alguns partidos políticos e não para defenderem os trabalhadores!
Centrando-me na conferência, posso dizer que saí de lá muito mais dentro do assunto e apenas a hora do jantar pode cortar a conferência que tendo se iniciado às 19h00 terminou já depois das 20h30... Foi uma hora e meia onde se falou dos cortes sem projecto que o actual Governo promove, descricionários quanto aos objectivos (na saúde não aceita as parecerias público-privadas mas defende-as nas obras públicas, por exemplo), ou do PIDDAC regionalizado, do défice, do crescimento económico anunciado até 2009 muito pequeno (sempre inferior aos 3%, valor mínimo necessário para inverter a actual taxa de desemprego crescente) e assente no crescimento das exportações e diminuição de importações (quando o actual cenário tudo indica que se passará o contrário, o crescimento das importações e o decréscimo das exportações) ou se aflorou ainda as grandes obras de investimento do Estado como o TGV e a Ota...
Todos percebemos que apesar da "intelectualidade" portuguesa, incluindo alguns companheiros meus de partido como Miguel Beleza, que defendem este orçamento e o consideram transparente estão mais uma vez a laborar num plano meramente teórico e intelectual, pois mais uma vez a dura realidade e a crueza da execução os irá desmentir (a eles, pseudo-intelectuais, e a ele, orçamento) e este será mais um orçamento de mentira que nos irá arrastar mais uma vez para a cauda da Europa, sendo que este tem o condão de prejudicar centenas de milhares de portugueses de forma directa e não apenas indirectamente como até aqui acontecia. Salve-nos quem puder porque este Governo só nos atrapalha!
Sem comentários:
Enviar um comentário