2007/09/27

Lindo espectáculo, meus senhores!

É impressionante como tem baixado a qualidade dos políticos em Portugal a cada ano que passa. Quem tem andado na política, como eu andei 8 anos consecutivos, nota isso bem. Parte do meu afastamento deveu-se à saturação desta actividade que, quando vivida da forma como eu fiz, chega a ser muito cansativa - não falando no dispendioso que se pode tornar. Mas outra parte teve a ver com a sensibilidade que começei a ter em relação à linha de rumo do partido.

Neste momento, com um líder de oposição populista e do calibre de um Santana Lopes (aliás, apoiado por grande parte da sua "entourage") e com um líder partidário como Marques Mendes, com um líder da JSD do calibre do derrotado Pedro que sucedeu ao inenarrável , nunca tantos e tão fracos políticos andaram no PSD nacional.

Estou triste. Não me reconheço nem é este o PSD que ajudei a reconstruir depois do "desastre" de 1996. Cada vez sinto menos ligação ao partido, talvez ajudado pela distancia a que estou de Portugal, mas com toda a certeza muito mais pelos homens que o lideram. É tudo pequeno, mesquinho, ambicioso, com vistas curtas e ideias sem rasgo nem brilho. São re-activos e não pró-activos. São egoistas no pensamento da sobrevivência política, são apoiantes de um ou de outro consoante vejam que os ventos e as marés empurrem numa determinada direcção.

Sá Carneiro, agora que recebeu a companhia de Magalhães Mota, deve revoltar-se cada vez que estes senhores falam nesta campanha eleitoral interna, cada vez que alteram normas de funcionamento do partido, cada vez que fazem política!

Sem comentários: