2009/02/26

Ocupado...

...com visita de trabalho dos encarregados de serralharia e carpintaria. Mas ainda bem que vieram, porque este é o trabalho bom, o preparar de mais material para entrar em obra e poder, finalmente, ver a luz ao fundo do túnel desta empreitada bem complexa.

2009/02/25

Agora é que tenho mesmo de ir a Nova York!



Segundo reza hoje o Público, para o ano na Broadway vai entrar em cena um espectáculo do Homem-Aranha com música dos U2!

Ora como faz parte do roteiro turistico de ir à Broadway assistir a um musical quando se vai a NY, então agora é ao contrário: para ver uma peça do meu herói de BD preferido da meninice (juntamente com o Calvin, o Asterix e o Michel Vaillant, cada um num tempo e por um motivo diferente) musicada pela minha banda favorita, tenho de ir mesmo a NY.

Ou melhor, temos, não é, Sara?

Rumo aos quartos



Com o empate de ontem, que soube a pouco, o FC Porto está bem encaminhado para chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões.

O que é um dado muito bom, pois só por 3 vezes tal aconteceu, sendo que em 2 fomos os vencedores da competição e na outra caímos nas meias finais aos pés de um Barcelona em fase de montagem do dream-team que maravilhou a Europa pouco depois.

De ontem, destaque para o tridente ofensivo Licha-Hulk-Cebola, cada vez mais acutilante e certeiro. Em jogo sim, são impressionantes, em jogo não vai dando para os gastos...

A parte negativa foi o Heltón, que mais uma vez comprometeu os esforços da equipa com um erro básico. Depois de Chelsea (em 2006) e Shalcke 04 (em 2007) agora o Atlético. Isto não contabilizando vários períodos de baixa de forma que, coincidentes com miraculosas lesões, o afastaram da equipa várias vezes nestes 3 anos pós-Vitor Baia. Pergunto-me é quando é que o Ventura é lançado como primeiro guarda-redes, pois o jovem já demonstrou nos poucos jogos que o vimos (todos, pois pelo que leio na taça da liga zona norte ele tem estado muito bem) o "material" de que são feitos os grandes guarda-redes está lá...

Agora, no sábado, o último dos grandes jogos de Fevereiro do FC Porto (Benfica para o campeonato, Leixões para a taça e Madrid para a LC) no Dragão a recepção ao Sporting. Com a dor de cabeça de não haver lateral direito, pois Fucile continua lesionado e Sapunaru lesionou-se tambem ele. E pelo que vimos, o Pedro Emanuel não é solução para as alas. Gosto da raça e da entrega dele, do seu espirito de liderança, mas já não serve para a alta roda, nem para 10 minutos de jogo, como ainda ontem se viu. Assim, não havendo defesa de raiz, acho que o lugar deveria ser ocupado pelo Tomás Costa que já foi lateral nalguns jogos e com comportamento satisfatório.

Mas desde que ganhe no sábado, por mim até pode ser o apanha-bolas a defesa direito! O importante é ganhar e assim dar pré-ordem de encomenda das faixas de campeão...

2009/02/22

Fui e voltei...

...talvez mais corado do ar e do sol e do mar. Mas de certeza que de baterias carregadas, pois que estes dias servem se não para descansar (que a praia cansa!) para limpar a alma.

Uns capitulos do livro, umas dezenas de músicas no iPod, duas de treta com o pessoal conhecido que vai passando e estou pronto para mais uma semana, esta mais curta: terça é feriado, sexta é dia de pagamento pelo que de tarde os nacionais não trabalham (o mesmo não acontece com todos os expatriados...) e a semana será calma, espero eu.

E...

...porque hoje é domingo, estou acordado, está sol e calor, vou mas é para a praia!

2009/02/21

Viagens: Lubango (VI)

Para finalizar, algumas fotos "soltas" pelo percursos que fiz até e de. Uma Angola um pouco diferente conforme me afastava do Lobito, mais verde, com vegetação diferente e, se calhar, com pessoas diferentes também...




















Monte de salélé (tipo de formiga) com uns 4m de altura
















Manada de bois a atravessar a estrada (ou picada?) e com prioridade na ponte sobre nós, pois então...





















Escultura nos restos de uma árvore no "lodge" onde fiquei hospedado
















Represa de águas na Tundavala (serra da Chela) que alimenta a cidade do Lubango





















Queda de água na Tundavala
















Ponte na povoação de Humpata
















Velhas bombas de gasolina (na povoação de Hoque?)

2009/02/20

Viagens: Lubango (V)

E hoje um dos sitios mais fantásticos onde já estive, a Serra da Leba. Venho de um sitio muito verde e com muitas montanhas (Portuense de nascimento mas minhoto de adopção) mas isto é diferente, é África, é imenso e verde e azul e deslumbrante. E a estrada, construída nos anos 60, é o toque humano na paisagem quase virgem que nos permite perceber, enquanto referência de escala, a dimensão da paisagem e da própria obra de arte iconográfica que a estrada se transformou.
















































Acordo ortográfico?

Da leitura de "WC" recolhi estas interessantes palavras e formas de escrever...

"...com pH balanceado e ingredientes umectantes e suavizantes, deixa a pele mais macia e saudável... proteção e refrescância... ajuda a proteger a pele contra o ressecamento..."


Chamo a atenção para o UMECTANTE, para o RESSECAMENTO e para a REFRESCÂNCIA, tudo palavras portuguesas de gema e já não falando da queda do C...
Se é para escrever assim, não, obrigado!

2009/02/19

Viagens: Lubango (IV)

O Cristo-Rei do Lubango faz parte da triangulação deles no espaço cultural português (conjuntamente com o do Rio de Janeiro, o maior de todos, e com o de Almada, o mais próximo nível do mar) sendo que este é aquele que está mais próximo do céu nos seus mais de 2000 m de altitude. E o azul do céu? Não sei se é da altitude ou da influência dos ventos do glaciares que me dizem passarem por ali, o que é facto é que o azul do céu é ainda mais belo, se é que isso é possível...




















A vista sobre o Lubango, lá em baixo do monte, é fantástica e permite perceber o planeamento e crescimento da cidade. O centro antigo com os seus edificios coloniais, o centro novo com diversos prédios, a zona industrial, o aeroporto, a estação de caminhos de ferro, tudo organizado e pensado um pouco à imagem da nova arquitectura surgida do ideário de Le Corbusier no principio do século. É quase como olhar para uma planta...











































2009/02/18

Leituras [39] - A Profecia de Neandertal, de John Darnton



Há cerca de uma semana acabei de ler outro livro, desta vez o surpreendente "Profecia de Neandertal" que devorei com rapidez e vontade de ler mais um pouco, sempre.

História um tanto absurda - para mim o contrário do que afirma a sinopse - mas que contada de uma forma quase "cinematográfica" me agarrou desde o principio e entusiasmou, noite após noite, domingo após domingo, a ler o desenlace do romance.

Gostei e vou comprar o outro livro deste autor que eu desconhecia, John Darnton, desta vez relacionado com o homem que faz agora 200 anos publicou a teoria da evolução, Darwin.

Sinopse:
"“Pensem em Indiana Jones! Uma história exuberante, horripilantemente credível. Uma leitura perfeita para férias.” Newsday

Vencedor do Prémio Pulitzer

Nas montanhas remotas da Ásia Central, um eminente antropólogo da Universidade de Harvard descobre algo verdadeiramente extraordinário. Envia então uma enigmática mensagem a dois colegas seus da universidade. Contudo, depois desaparece misteriosamente.

Matt Mattison e Susan Arnot — outrora amantes, agora rivais no mundo académico — vão até onde poucos seres humanos alguma vez ousaram, em busca de um grupo de criaturas que existe há mais de 40 000 anos, que possui poderes de que o Homem nem faz ideia e que está prestes a mudar para sempre o aspecto da civilização, tal como a conhecemos.

A Profecia de Neandertal lê-se com sofreguidão e emoção e sempre com a sensação de que tudo aquilo podia realmente acontecer – o que só é possível graças a uma escrita fluida, clara e despretensiosa, uma narrativa sóbria e credível e aos profundos conhecimentos de paleoantropologia do autor. Uma leitura perfeita para as férias!"

Mais algumas fotos no dA

Ah! Como o carregamento de fotos é sempre um pouco lento e complicado (graças à net alentejana que temos por Angola...) por vezes vou colocando algumas fotos no devianArt, pelo que se forem passando por lá também encontram algumas "originais" que não encontram aqui no Linha de Rumo...

Viagens: Lubango (III)

Hoje, a Capela da Nossa Senhora do Monte. Que não pude visitar pelo interior, mas cuja esplanada (da autoria do Arquitecto Ludovice) dos anos 60 é um dos emblemas de Angola e de onde a vista sobre a cidade do Lubango é das melhores, só superada pelo morro do Cristo-Rei como depois mostrarei.

Entretanto, um pequeno pormenor. Finalmente senti FRIO em Angola. Bem, não foi frio-frio e sei que o Lubango está a mais de 2000m de altitude mas nunca esperei ter frio... Claro que é Verão e que o frio é pouco, no Inverno chega a temperaturas próximas dos 0 graus. Mas é um pequeno apontamento para os viajantes: levem uns casaquinhos ou umas camisolas porque de noite podem ser necessários...






















































E um mini-video da paisagem envolvente:

2009/02/17

Viagens: Lubango (II)

Mais algumas fotos do Lubango, desta vez na Tundavala, a fenda e a capela. Angola tem muito a explorar do ponto de vista turístico e sorte tenho eu em poder apreciar, ocasionalmente, tanta beleza natural ainda sem grande intervenção turística. O caminho, uns meros 18km até ao Lubango, são marcados por um estradão para carros TT em terra batida (e escorrida e gretada pelas chuvadas) e sem qualquer indiciações acessórias normais nestes casos.

A fenda é uma parede com cerca de 1000m de altura (no topo estamos a cerca de 2200m de altitude e lá em baixo estamos a cerca de 1200, 1300, 1400 metros), pelo que sei uma das maiores do mundo. Se na ilha da Madeira já fiquei impressionado com a "pequena" parede de 400 ou 500m de altura, imagine-se o que se sente ao ver este acidente geográfico...




















A pequena capela da Tundavala é também uma pequena obra de arte, que tenho pena de, mais uma vez, não ter podido visitar interiormente.




















Um pequeno vídeo para tentarem perceber a imensidão da fenda e do espaço em volta.

2009/02/16

Viagens: Lubango (I)

Pois foi engraçada a viagem ao Lubango. Foi assim meio de repente por causa de algum material para a obra que lá fomos e com sucesso, aparentemente. E claro que coincidindo com o fim de semana, foi possível realizar umas escapadelas aos pontos fundamentais do roteiro turístico, tendo ficado a ida ao Namibe para segundas núpcias.

Começando pelo fim, a viagem correu quase bem. Apenas um furo no final do percurso, a cerca de 15km do final do troço de 170km de picada veio "ensombrar" a viagem que decorreu sem qualquer sobressalto até então.















Mas com um ligeiro esforço, a equipa de 3 homens rapidamente superou a prova e conseguiu recolocar-se em marcha até ao final da "prova".

E, porque o que os leitores querem são fotos do Lubango, antiga Sá da Bandeira - ali quem está em Catengue vira à esquerda, que se virar à direita vai ter a Nova Lisboa, como indica a placa...















..então seguem as imagens da cidade, para começar:















O cinema Arco Iris















A Sé Catedral do Lubango















Sede do Comité Provincial do MPLA e mais ao fundo a sede do Governo da Provincia da Huila.















Uma casa fantástica















Mais um edíficio emblemático da praça central do Lubango.

E depois continuaremos com mais imagens da Tundavala (a fenda e a capela), da Senhora do Monte (a capela por fora pois estava fechada), do Cristo Rei e da Serra da Leba, uma das paisagens naturais de intervenção humana mais belas que já tive o prazer de ver.

Novas do viajante...

Mais logo, se puder, começam a surgir as fotos. A viagem correu quase bem, não fosse um furo a 40km de casa e uma bolha no dedo por causa de trocar o pneu.

2009/02/13

Mais uma moeda, mais uma viagem...

...e amanhã vou até ao Lubango, com possível ida ao Namibe, se tudo correr pelo melhor. Ao menos esta viagem, apesar de em trabalho, parcialmente poderá ter esse privilégio de uma passeata a local ainda desconhecido.

Será que já é mestra?

E então, passará a ser a minha trave-mestra... :)

2009/02/11

Pôr do sol

Em África são, de facto, diferentes...

Banco BIC, mais um passo na direcção certa


A abertura de várias agências do Banco BIC, um banco integralmente angolano, um pouco por todo o Portugal é um mais um passo na direcção certa que os dois países devem seguir: cooperação estratégica económica, convergência financeira.

O futuro de Angola é cooperar com a Europa e Portugal é obviamente o parceiro ideal para isso. Portugal, por seu lado, pode apoiar-se grandemente em Angola para poder minorar os efeitos da crise internacional.

O Banco BIC surgiu no tempo certo para fazer essa ponte, a meu ver.

Porque está bem implantado em Angola e é bem visto pela comunidade lusa, cada vez maior, no país. Porque estando a implementar-se e dispondo já de linhas de financiamento que auxiliam quem quiser apostar no mercado angolano, ganha vantagem sobre os outros.

Há muito que venho a alertar amigos e conhecidos, empresários do meu circulo de conhecimentos em Portugal: venham para Angola, nomeadamente para as províncias, mas venham já antes que cheguem todos... E cada dia que passa são dois dias perdidos, como se comprova pela crise que atravessa Portugal e o norte em particular.

2009/02/10

And now for something completely different...

dA

Já há algum tempo que não fazia nada no devianArt, mas nos últimos dias tem-me apetecido fazer umas brincadeiras com fotos e colocar mais algumas on-line nessa página. Fica aqui a galeria.

2009/02/09

Hoje fala o Mário Crespo

Já há muito que não lia nada assim tão desassombrado, tão directo e incisivo. Talvez desde algumas crónicas do António Barreto ou do Miguel Sousa Tavares, mas de facto isto está muitíssimo bem escrito!

A ler no JN, um dos jornais mais "aparelhados" actualmente, por incrivel que pareça...

"
Está bem... façamos de conta

Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.

Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos."

2009/02/07

Luanda? Fui ali e voltei logo...

Da minha incrusão a Luanda não ficou muita coisa para recordação. Apenas umas fotos do avião à chegada, pois na viagem ao centro foi impossível tirar proveito da ida para conhecer um pouco mais e trazer umas fotos de lá. Sempre a correr, foi "visita de médico" e de serviço.


Uma ideia do que é hoje a baia de São Paulo de Luanda...


...e dos musseques que rodeiam o aeroporto mesmo antes de aterrar!









E ficam ainda as imagens ternurentas de 2 dos 3 macaquitos do estaleiro da Jonce a dormirem bem agarradinhos...

2009/02/05

Playmobil


Para além da Lego, qualquer criança desde os anos 70 que cresceu a brincar com os Palymobil, no qual eu me incluo.

Foi por isso com imensa pena que li no Público que o "pai" da Playmobil, Hans Beck, faleceu. Mas a sua crianção e os mundos que abriu às crianças de todo o mundo, esses perdurarão por muito e muito tempo.

2009/02/04

Taça da Liga?

Será das provas menos interessantes que se criaram em Portugal e que preenchem ainda mais um calendário desportivo muito mal gerido, como se tem vindo a provar ao longo dos tempos.

No entanto, neste momento, colocar as meias finais da prova antes de um mês fundamental para os clubes envolvidos nas competições europeias, apenas prova uma de duas coisas: ou quem escolheu a data não se acreditava que ainda haveria clubes nas competições europeias nesta altura ou nem se lembrou de olhar para o calendário da UEFA.

Porque tradicionalmente os meses de Janeiro e Fevereiro são aqueles em que o campeonato se decide (e coincidencia ou não, mas os jogos entre os candidatos ao título costumam calhar muito nesta altura) e com a proximidade dos jogos da UEFA, é normal que os clubes se resguardem para as competições realmente importantes!

Por isso o FC Porto hoje apresentar um misto de equipas B e C (isto é, suplentes e juniores) é normal, anormal é os outros não o fazerem tambem. Se bem que a única coisa que sai prejudicada no final disto é o futebol em si mesmo, futebol que a Liga quer promover com esta Taça...

Enfim, o que interessa é que nem que seja com os iniciados o FC Porto hoje à noite ganhe. Espero conseguir ver o jogo, afinal estando em Luanda não sei onde estarei à hora do jogo.

2009/02/03

Amanhã, feriado, só para alguns...

Amanhã, em Angola, é feriado, comemorando-se a data do inicio da luta armada em 1961, naquilo que acabaria por vir a permitir a independencia de Angola em 11 de Novembro de 1975.

Alguns de nós irão usufruir desse feriado com um dia de descanso e praia (ou curar paludismo que há uma "epidemia" neste principio de ano) mas eu, infelizmente, não... Terei de ir a Luanda por causa de uma reunião na próxima 5ª feira de manhã no centro e o meu feriado irá assim perder-se entre preparação da viagem, viagem e preparação da reunião...

Azar meu. Pelo menos, tenho máquina fotográfica nova (a anterior, ao fim de dois anos de bons serviços, deu uma ligeira queda e foi-se...) e poderei tentar tirar umas fotos do centro de Luanda.

2009/02/02

BNA-Lobito (13): Escada de ferro

Continua a progredir em bom ritmo a obra. A viga e a escada de ferro já estão, depois do auditório. A escada ficou uma obra muito esbelta e engraçada. Melhor que palavras, algumas imagens.

















A viga do piso 6 já está no sitio...






















Cá está ela, a escada desde o piso 4 ao piso 6.
























E a fachada de pedra mármore rosa também segue o seu caminho e está ficar muito bonita... pelo menos na minha opinião!