2009/02/18

Leituras [39] - A Profecia de Neandertal, de John Darnton



Há cerca de uma semana acabei de ler outro livro, desta vez o surpreendente "Profecia de Neandertal" que devorei com rapidez e vontade de ler mais um pouco, sempre.

História um tanto absurda - para mim o contrário do que afirma a sinopse - mas que contada de uma forma quase "cinematográfica" me agarrou desde o principio e entusiasmou, noite após noite, domingo após domingo, a ler o desenlace do romance.

Gostei e vou comprar o outro livro deste autor que eu desconhecia, John Darnton, desta vez relacionado com o homem que faz agora 200 anos publicou a teoria da evolução, Darwin.

Sinopse:
"“Pensem em Indiana Jones! Uma história exuberante, horripilantemente credível. Uma leitura perfeita para férias.” Newsday

Vencedor do Prémio Pulitzer

Nas montanhas remotas da Ásia Central, um eminente antropólogo da Universidade de Harvard descobre algo verdadeiramente extraordinário. Envia então uma enigmática mensagem a dois colegas seus da universidade. Contudo, depois desaparece misteriosamente.

Matt Mattison e Susan Arnot — outrora amantes, agora rivais no mundo académico — vão até onde poucos seres humanos alguma vez ousaram, em busca de um grupo de criaturas que existe há mais de 40 000 anos, que possui poderes de que o Homem nem faz ideia e que está prestes a mudar para sempre o aspecto da civilização, tal como a conhecemos.

A Profecia de Neandertal lê-se com sofreguidão e emoção e sempre com a sensação de que tudo aquilo podia realmente acontecer – o que só é possível graças a uma escrita fluida, clara e despretensiosa, uma narrativa sóbria e credível e aos profundos conhecimentos de paleoantropologia do autor. Uma leitura perfeita para as férias!"

Sem comentários: