2003/11/18

O estacionamento do Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)

Pois é, conforme prometido, cá vou eu falar sobre o parque de estacionamento construído no estádio.

Sábado, 18H00.
A cidade estava encravada de transito, chovia bastante, não havia um lugar para estacionar o automóvel perto do estádio e o jogo quase a começar. Lembrei-me que o estádio agora tinha estacionamento. Fui para lá. Entrei, rapidamente encontei um lugar para estacionar no piso por onde entrei e perto da saída (julgava eu...) pelo que todo contente, lá ,e dirigi para o meu lugar na bancada.

Sábado, 20H45.
Terminado o jogo e após encontrar um conhecido na saída, com quem estive a falar um pouco, dirigi-me para o parque. Primeiro baque: uma enorme fila na caixa para pagamento que me disseram ser única! Afinal, depois de 5 minutos à espera, descubro, quando vou para o meu carro, que afinal havia mais máquinas, mas mal sinalizadas...

Sábado, 20H55.
Dentro do carro, saído do local onde estacionei, tenho uma enorme fila de viaturas à minha frente para sairem também. Não percebo porque não andam. Afinal, na rua (visivel do interior do parque) o transito parece fluir bem, apesar de compacto. Quando finalmente começo a andar, percebo que apesar de estar ao nível da rua e perto da saída, sou obrigado (mesmo, não tenho outra alternativa) a descer à cave, a contornar a cave de forma a, finalmente, poder regressar ao nível da rua para poder então sair!

Sábado, 21H25.
Finalmente, saí do parque de estacionamento!

Conclusão - Por mais que eu quisesse complicar a vida aos automibilistas no parque de estacionamento, enquanto projectista, eu não o conseguiria! Qualquer pessoa percebe que um parque de estacionamentonum estádio será o local preferido pelo adepto para estacionar. Pelo que no final do jogo, haverá uma "hora de ponta". Pelo que ter apenas uma saída para um automóvel de cada vez numparque de cerca de 600 lugares significa que se cada um demorar 6 segundos a sair (tempo de colocar o cartão, levantar a barreira, sair e baixar a barreira para o carro seguinte repetir a operação) tal significaria, em lotação esgotada, que o último carro sairia 3600 segundos depois (isto é, UMA HORA!) depois do primeiro! Juro... Não acredito que a mesma pessoa que foi capaz de projectar o estádio, que me parece funcional, tenha sido capaz de executar este parque de estacionamento!!!
Remédios:
1. Nunca mais vou utilizar este parque em dias de bola.
2. Quando usar o parque, tenho de por o carro na cave para poder sair mais depressa.
3. Fazer um segundo acesso do parque directo à Rua de S. Gonçalo pelo local onde antigamente se entrava para o estacionamento à superficie que lá se encontrava - aliás, até ainda lá estão as guias de granito rampeadas...

Sem comentários: