2005/08/18

FC Porto 2005/06

O plantel deste ano, apesar de alguns desequilibrios defensivos, parece-me mais interessante que o ano passado, especialmente pela contratação de Lucho Gonzalez, Lisandro Lopes e Jorginho, excelentes jogadores.

Na baliza, o grande BAIA continua dono e senhor, mas HELTON terá sempre uma palavra a dizer e o sucessor está encontrado. PAULO RIBEIRO é uma aposta de futuro, mas apesar de tudo prefiro o Bruno Vale, este ano a rodar na Amadora.

Na defesa acho que ainda vai haver acertos em Dezembro. À direita o SONKAYA é fraco tecnicamente, um erro de casting. O BOSINGWA está sempre a lesionar-se e não é onde rende mais, mas está na altura de se definir entre o meio campo ou a direita. À esquerda o problema levantado pela fragilidade fisica do Nuno Valente (que já vem dos tempos do Sporting) e pela fraca qualidade defensiva do LEANDRO obrigou o treinador a inventar CÉSAR PEIXOTO como lateral esquerdo. Verdade seja dita que foi assim que o Paulo Ferreira, o Miguel e o Luis Filipe começaram... No centro, falta um central rápido, como era o Jorge Andrade ou o Ricardo Carvalho para compensar a menor velocidade do PEDRO EMANUEL, RICARDO COSTA ou JORGE COSTA. O BRUNO ALVES parece-me cedo para se implantar no FC Porto e o PEPE precisa de rodar.

O RAUL MEIRELES parece começar a impor-se como trinco e ainda há um PAULO ASSUNÇÃO mais experiente que pode fazer bons jogos pela equipa, para além do IBSON que na parte final da época passada mostrou argumentos muito válidos para o futuro.

Nas alas o QUARESMA tem a sua última oportunidade para mostrar que o seu talento serve para a equipa e não só para satisfação pessoal. O ALAN pareceu-me um erro de casting, mas contra o Espanhol entrou muito bem e com muita velocidade e sentido de baliza. O LISANDRO para já deverá encostar mais à esquerda, relegando o IVANILDO para o banco e o CÉSAR PEIXOTO para a defesa... No miolo o JORGINHO é um senhor jogador, bem como o LUCHO GONZALEZ, talvez o melhor médio a actuar em Portugal hoje em dia. O DIEGO tem lugar de caras como número 10, agora que também começou a defender como fazia o Deco. O POSTIGA para já recuou, mas desconfio que em pouco tempo estará no sitio dele, que é na frente do ataque.

Na frente o MCCARTHY ainda ficou, mas ou me engano muito ou em Dezembro ele sai. Acho que já não tem vontade de jogar cá e que apenas fez isto para ganhar um pouco de tempo para encontrar o clube que pague a clausula de rescisão. O POSTIGA deverá ser a aposta principal de futuro, mas não é de descartar o HUGO ALMEIDA e o SOKOTA (este desde que prove que já não tem mazelas fisicas).

Por fim, o banco de suplentes. O treinador CO ADRIAANSE parece-me ter uma voz de comando forte e enfrentou uma certa balburdia que parecia reinar no balneário da época passada com uma mão de ferro, um pulso forte, de tal forma que nem dos "peso-pesados" como Jorge Costa teve problemas em colocar como 5º central. Gosta de um futebol ofensivo, com muitos golos e sentido de baliza. Veremos como decorrem estes 3 primeiros meses, mas parece-me que a aposta é de sucesso e com alguns retoques em Dezembro, acredito que este ano vamos recuperar o título.

Sem comentários: