2006/01/29

FC Porto, quo vadis?

Para onde vais tu navamente este ano, FC Porto?

Tenho me abstido de comentar a carreira do FC Porto por aqui, até pela minha participação noutro blog temático desportivo. Mas de facto, apesar de um pouco melhor do que na época passada, este ano os caminhos que a equipa estão a trilhar mostram-se muito obscuros e cujo trajecto final ainda não é claro...

Tenho andado com o credo na boca a cada jogo, não tenho confiança na equipa, no geral, mas no treinador, em particular. Porque ele é um nabo no banco, não percebe de futebol defensivo, recorre a tácticas ofensivas suicidas, tacticamente não é inovador nem consegue responder às situações específicas que cada jogo apresenta, é arrogante e teimoso, insiste em más opções, um "clone" do "clown" Scolari! Para um adepto do FC Porto que percebeu muito cedo o erro de casting que o seleccionador se revelou ter como "prenda" da administração da SAD depois de 3 treinadores sem gabarito para o clube um "scolari" de sangue laranja não é animador!

Não mencionando o facto de ter sido humilhantemente eliminado da Liga dos Campeões e de apenas ter ganho um jogo contra equipas grandes ou do topo da tabela (Inter, no Dragão) ainda se arrogou a colocar Jorge Costa de forma humilhante como 5ª opção e destitui o Vitor Baia da titularidade após um erro num jogo, isto depois de nas semanas anteriores ele ter sido reconhecidamente o garante dos resultados escassos que o FC Porto conseguiu (as vitórias tangenciais contra a Naval, contra o Boavista...).

Não sei o que pretende, mas sei o que conseguiu: virar o plantel contra ele, virar os sócios contra ele, virar a imprensa contra ele. Pinto da Costa, teimoso como se tem mostrado nos últimos 10 anos e alheio da realidade como anda, persiste novamente no erro. O FC Porto não precisa de treinadores nem de jogadores que por nunca terem ganho nada sejam ambiociosos e queiram ganhar coisas. O FC Porto precisa é de treinadores e jogadores que sejam de qualidade reconhecida, com provas dadas e potencial comprovado, porque depois num clube como o nosso o mais natural é começarem a ganhar coisas!

Para este ano já só peço que ganhem a Liga. A vontade de comemorar começa a ser muito pequena, porque quando ganha um jogo já a coisa é mais um alivio do que uma sensação de alegria!

Sem comentários: