2006/04/19

Protesto contra as gasolineiras

Recebi hoje um e-mail de protesto contra os preços (artificiais) que o petróleo e os combustiveis apresentam no mercado, em especial estes últimos no mercado português, claramente muito mais caro que o nosso vizinho espanhol.

Assim, propunha algo que de forma inconsciente já o venho fazendo desde o principio deste mês: não meter combustivel nas bombas das 3 maiores empresas do país, a saber, GALP, BP e REPSOL!

Como muito bem lembrava o dito e-mail, o circuito produtivo e de armazenamento em Portugal é totalmente dominado pela GALP, a única que refina petróleo e que detém a maioria dos armazens, pelo que mesmo nas outras marcas a maior parte do combustivel é também ele da GALP. Assim, e visto estas 3 marcas controlarem grande parte do mercado de forma quase cartelizada (ou seja, quando um sobe os outros vão atrás no dia seguinte) a única forma que há de eles perceberem que os consumidores não estão satisfeitos com eles é notarem uma baixa nas vendas!

Tal pode ser feito de duas formas: ou deixar de andar de carro ou mudar de posto de abastecimento.

No meu caso, desde o principio do mês que tenho procurado postos onde o combústivel é mais barato, como os adjacentes aos supermercados ou aqueles que oferecem maior desconto por litro.

Desta forma, o Carrefour de Braga, o Intermarché de Guimarães e a Esso de Vizela são os últimos locais onde abasteci o meu carro, sempre abaixo do 0,99€/litro de gasóleo, contra o valor na casa dos 1,05€ ou mais que a GALP, BP e REPSOL cobram desde Março!

Aconselho por isso todos a fazerem o mesmo. Pois quando um dos grandes baixar o preço, os outros também baixarão! E se os pequenos podem vender a estes preços, a GALP com os enormes lucros que teve no último ano, pode vender muito mais barato ainda! Ladrões!!

Sem comentários: