2006/12/13

Batota fiscal

Ontem a PJ apanhou uma série de restaurantes e bares que, usando um conhecido programa informático para fazer a contabilidade diária, fazia uma "batota" fiscal - termo carinhoso de fraude - para baixar a facturação com um programa paralelo fornecido pela própria casa que produzia o programa original! Quanto mais não seja, isto quase prova que os virus informáticos são produzidos pelo criadores dos anti-virus... :)

Mas voltando ao tema da fiscalidade nos restaurantes, só quem não tiver entre os amigos e conhecidos contabilistas é que não sabe da permanente fuga que é feita por estes (restaurantes) ao fisco. Todos sabemos que vamos tomar cafés, almoçamos, enfim, consumimos em locais destes e raramente pedimos ou obtemos facturas. Tal apenas significa que houve compras de produtos para consumo e venda, que há despesas de ordenados de pessoal, que há despesas do espaço, luz, água, etc, - porque tudo isto é facturado! - mas o rendimento proveniente da exploração é "escolhido" por cada propritário... Depois, não admira que primeiro abram um pequeno café, que depois mudem e abram um maior, que depois abram um segundo, um restaurante, etc, até terem um pequeno império...

Enfim, se a PJ quiser pode muito bem encontrar muitos locais onde há fugas a impostos. Porque quem compra um bem ou um serviço não ganha nada com a factura - apenas perde mais 21% de IVA - e quem vende quando faz as contas para vender o seu produto inclui o lucro, os impostos e o preço de compra, logo não facturando ganha os impostos como bonus!

Por isso, já sabem. Se quiserem colaborar um pouco com a economia do país, peçam sempre facturas... e rezem para que o programa informático de gestão da facturação não seja adulterado para "limpar" as receitas...

Tenham um bom dia, faltam 2 trabalho, 1 de viagem para Luanda e no fim de semana, não sei ainda se sábado ou domingo, estou de volta a Portugal! :)

Sem comentários: