2007/06/09

Linha de Rumo: Angola (II)

Custo de Vida

Costumo dizer que as coisas aqui não são muito mais caras que em Portugal, têm é o transporte em cima. E que aqui há de tudo, excepto quando não há!

Angola é um país cujo sistema industrial está destruído e o pouco que resta não é competitivo, pelo que depende enormemente das importações, em particular de Portugal, do Brasil, da África do Sul e da China. Mesmo do ponto de vista agrícola, talvez porque os longos anos de guerras tenham levado uma imensa maioria da população a migrar do interior para Luanda, produz-se pouco e o país está também muito dependente das importações.

Como só há um aeroporto internacional, o 4 de Fevereiro, em Luanda, e dois portos de mar de grande dimensão, em Luanda e no Lobito, o resultado é um estrangulamento muito grande na entrada de bens em Angola e de custos de alfandega muito elevados – para além de que a própria viagem já é cara por ser tão distante.

O resultado é que se temos uma gasolina e um gasóleo ao preço da “uva mijona” (como disse da última vez, 0,40€ e 0,29€, respectivamente) depois há produtos que são muito caros. Uma breve lista de bens de 1ª necessidade com alguns preços em Kwanzas (100 Kwanzas valem esta semana 99 cêntimos de Euro e 70 cêntimos de Dólares americanos):
1 l leite magro Mimosa – 150 Kz
1 pac. 250g manteiga dos Açores – 330 Kz
1 iogurte natural – 70 Kz
1 garrafa água do Caramulo 1,5 litros –
1 pão de forma 500g – 55 Kz
1 pac. Nescafé Gold – 530 Kz
1 quarto de bola queijo dos Açores – 1100 Kz
Super-Bock 33 cl – 150 Kz
1 Kg Açúcar – 120 Kz

Para além disso, como os produtos chegam normalmente em carregamentos dentro de contentores, com alguma regularidade há quebras de stocks de produtos. Há bem pouco tempo quase esgotou o leite, neste momento quase não há manteiga – mas está a caminho, já saiu de Portugal, logo deverá demorar cerca de 20 dias a chegar cá, entre 2 semanas a 1 mês a desalfandegar… O importante é não desesperar nestes momentos!

Outros produtos, que não de 1ª necessidade. Alguns exemplos:
Café (simbalino) – 60 / 100 Kz
Gasosa (Fanta, Sprite, Coca-cola, Schweppes…) – 80 / 100 Kz
Lagosta viva Kg – 700 / 1000 Kz
Bicicleta TT – 22000 Kz
Pac. 100 Guardanapos papel – 140 Kz
Range Rover “tubarão” – 70000 USD
Aluguer de uma casa na Restinga – 3000 / 5000 USD/mês
Aluguer de um andar na cidade – 300 / 1000 USD/mês
Preço da internet por satélite – 200 Kz/hora / 500 Kz/dia / 4500 Kz/mês
Viagem de avião Luanda-Benguela – 90 / 110 USD
Impressora HP Deskjet 5610 – 21000 Kz

Enfim, poderia estar horas aqui a falar sobre preços de diversos bens de maior ou menor necessidade, mais ou menos supérfluos, dependendo do estilo de vida de cada um. Mas julgo que se pode perceber que se encontra um pouco de tudo (basta uma volta por um dos supermercados Shoprite ou Jota Jota ou por algumas lojas da cidade) apesar da oferta ser escassa e da dificuldade em dar assistência a alguns produtos, nomeadamente equipamentos mecânicos e electrónicos.

Parece-me que o mais importante de ser referido é que para nós, portugueses a trabalhar em Angola, na maioria dos casos muitos destes produtos estão incluídos no vencimento e contrato de trabalho, ou seja, estão incluídos ou obrigações da firma contrante para com o trabalhador ou, em alternativa, num valor extra mensal entregue localmente e normalmente em Dólares para que o trabalhador adquira então estes bens.

3 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de saber o preco da internet ai em angola. em euros so para eu ter uma ideia. muito obrigado.depois venho ver. tenho ai pessoal e nao sabe com ter internet.

Nuno Leal disse...

Depende. Se for por retransmissor de satélite, é bastante cara: mensalidade na ordem dos 125 USD para o básico (128 Kb) e custo de instalação na ordem dos 900 USD. Se for dedicada por satélite, o custo de instalação é na ordem dos 5000 USD e a mensalidade cerca de 500 USD. Agora já existe a internet por telemovel, através de placas USB como em Portugal, mas ainda funciona bastante mal, muito lento e por vezes só se consegue ligação de madrugada; o custo mensal é na ordem dos 80 USD e o custo da placa inicial é de cerca de 250 USD, seja Unitel, seja Movicel. Ainda há a ADSL e a TV Cabo, mas não na zona onde estou (acho que só em Luanda) e por isso não sei os preços destes produtos, mas segundo me vão dizendo a qualidade é muito fraca porque há cortes e quebras constantes.

Anónimo disse...

gostaria de saber qual o vencimento médio dos portugueses que estão a trabalhar ao serviço de algumas empresas em Angola.