2007/11/15

Leituras [20] - Pompeii, de Robert Harris


Novo livro do autor da trilogia sobre o império romano. Apesar de ser dedicado ao mesmo tema/época, este não está nessa trilogia, cujo 2º volume será lançado lá para 2010. O primeiro já aqui falei sobre ele, Imperium.

Neste, a acção passa-se na baia de Nápoles mesmo antes da erupção do Vesúvio, daí o nome "Pompeii" (Pompeia).

Mais uma vez, gostei muito da história de leitura muito fácil e rápida.

Sinopse:

Uma semana de calor escaldante no fim de Agosto: os cidadãos mais ricos do Império Romano descontraem-se nas suas villas luxuosas, enquanto a maior armada do mundo está pacificamente ancorada em Misenum. Só um homem está preocupado. O engenheiro Marcus Attilius acaba de ocupar o cargo de chefia do Aqua Augusta, o enorme aqueduto que transporta água para um quarto de milhão de pessoas das nove cidades ao redor da baía. As nascentes estão a falhar pela primeira vez há muitas gerações. O seu predecessor no cargo desapareceu, e agora há uma crise na conduta principal do aqueduto. Attilius – um homem respeitável, prático, incorruptível – promete a Plínio, o famoso intelectual que comanda a armada, que conseguirá reparar o aqueduto antes do reservatório de água secar. Consegui-lo-á?

2 comentários:

Anónimo disse...

Não me digas que te inspiraste em Attilius para resolver o problema do reservatório de água da vossa casa aí no Lobito??? :)))))))))))
Mistérioooooooooo!
Será que o Nuno consegue reparar o reservatório antes da água esgotar totalmente????
Aguardem pelas próximas páginas do blog! :))))))))

Bjks aquosas

mdsl

Nuno Leal disse...

Lol. Não, o problema foi resolvido com muita pressão (sem ser de água) e com alguns "bafos" a quem de direito. Ao contrário do Attilius, eu não executo, MANDO executar! :)
E a água já corre abundante novamente...