2009/09/28

Ressaca das eleições

Da ressaca, algumas notas.

1. Conheço pessoalmente, de relações mais ou menos próximas, 3 deputados eleitos ontem: Maria Francisca Almeida e Emidio Guerreiro, n.º 3 e 5 de Braga pelo PSD e ainda a Cecilia Meireles que foi a n.º 3 pelo CDS no Porto. Para além disso conheço alguns eleitos do PSD de Braga das actividades que fui desenvolvendo ao longo dos anos de militância e conheço alguns não-eleitos, como o actual Presidente da JSD, Pedro Rodrigues e n.º 7 em Braga pelo PSD, que tive o prazer de derrotar em inumeras eleições concelhias da JSD e do PSD ou o Rui Barreira, n.º 5 em Braga pelo CDS-PP e candidato à CM Guimarães.

2. Ainda não tenho a certeza que Sócrates não tente um Governo de coligação com a esquerda à esquerda dele. Nem ele fechou a porta, nem eles disseram que não iam.

3. Ainda não sei se o Presidente ficou fragilizado ou não com a absurda questão das escutas, o seu silêncio (seria para escutar melhor as escutas?) e os resultados de ontem.

4. É impressionante como Sócrates consegue produzir e transformar discursos que deveriam ser dirigidos ao país em sessões de propaganda política sectária. Quem falou ontem no rescaldo da noite eleitoral não foi o primeiro-ministro, foi o secretário-geral do partido que, CLARAMENTE, não teve uma vitória CLARA. Teve, quando muito uma vitória "à rasca" perdendo mais de meio milhão de votos e cerca de 20 deputados em relação à legislatura anterior, num dos piores resultados de sempre do seu partido e no pior resultado de sempre para o partido vencedor...

5. A minha previsão é que em Setembro/Outubro de 2010 haverá novamente eleições. Sócrates vai vitimizar-se (e como ele é bom nisso...) e vai forçar a demissão e queda do Governo. Louçã vai ajudar à festa com o discurso radical e impraticável que utiliza e o país vai "jiboair" estagnado nos próximos meses.

6. Ainda não sei quando haverá condições no país para eu regressar em definitivo e não apenas numas férias curtas como sucede agora...

7. Morreram as legislativas, viva as autárquicas! Mais quinze dias de azáfama e telejornais dedicados ao tema. Um país pobre e deprimido, mas numa festa constante...

2 comentários:

ELCAlmeida disse...

Não teve uma vitória CLARA, mas teve uma "Extraordinária Vitória"! E depois de ouvir o presidente português Cavaco Silva percebi porquê!
Abraços e também para o meu Lobito
Eugénio Almeida

FernandoDacosta disse...

Quanto tempo esteve Salazar no poder ? E Magalhães ?