2010/03/20

Limpar Portugal



Desta vez não é dos politicos. É mesmo do lixo que enche os campos e as florestas. Por pessoas irresponsáveis que preferem abandonar os lixos - industriais e/ou domésticos - do que fazer com eles o que é suposto ser feito: reciclar e tratar nos locais apropriados.

Apesar da nobreza da ideia e do voluntarismo com que uns 100 mil portugueses terão aderido à iniciativa que decorreu hoje por todo o país, tenho para mim que isto apenas serviu para recolher umas toneladas de lixos e falar sobre o assunto, mas amanhã mesmo a multidão escondida que tem sujado volta ao ataque. Como disse o Presidente, o que é preciso é um movimento "não sujar", e isso só se consegue mudando mentalidades, hábitos e a educação civica das pessoas. E isso, mais uma vez, não se muda com um dia de recolha de lixos, infelizmente...

Em todo o caso, deixo os meus parabéns aos promotores e organizadores todos e aos voluntários que de norte a sul se juntaram, mesmo apesar do mau tempo, para contribuir nesta acção solidária de tornar o país mais limpo, logo mais bonito.

Sem comentários: