2010/03/19

A última esperança?



Esta será, porventura, a última esperança que tenho dos políticos e da política em Portugal. Quem me lê, vê e sente a descrença com que tenho vivido cada escândalo, cada falhanço, cada problema que os políticos nos têm arranjado.

Deixei de acreditar que ainda vale a pena acreditar que Portugal será alguma coisa. A última centelha está no Pedro. Cresci com ele a presidente dos laranjinhas, dos jotas, a mostrar um dinamismo, ideias e independencia política do Governo, a rever-me nele.

Ainda me lembro do primeiro e longinquo encontro com o César Teixeira num intervalo de uma AM de Guimarães, onde ele me convidou para integrar a CPS da JSD (sim, isto algures em 1997 ou 98, já nem me lembro bem!) e eu estar a falar nas esperanças que depositava no Pedro, que um dia pudesse ser o líder do PSD e do País.

Esse dia está a chegar. O PSD preferiu o discurso da Manuela, no que foi um erro crasso, como seria de esperar. Agora, tem a hipótese de se redimir, não sei é se o país ainda vai a tempo da redenção.

E não sei se algumas pessoas que acompanham a candidatura do Pedro são as mais indicadas. Vejo muitos (maus) ex-barrosistas e muitos (maus) ex-santanistas, muito próximos dele, no centro das decisões.

Pedro Passos Coelho, que soube estar na política e sair e agora voltar é, ainda, a última esperança que tenho para Portugal. Já não sou militante e dificilmente voltarei a ser - nunca digo desta água não beberei - mas tenho a mais absoluta certeza que ele é um dos poucos capazes de me fazer voltar. Se o programa liberal que defende e se as pessoas que o executem forem as indicadas. Porque está na altura de mudar.
Mudar Portugal. Mudar o PSD.
E mudar para melhor, porque para pior já basta assim.

No dia 26 vou esperar, com esperança, que ele ganhe as eleições no PSD, de preferência com maioria. E depois esperar que o país saiba mudar com ele, mais cedo ou mais tarde.
Sendo que quanto mais tarde, pior.

Fica o link da candidatura dele em Guimarães.

4 comentários:

O Expatriado disse...

Quanto ao Passos Coelho, pergunto-me se terá perfil para PM ... acho que falta experiência, mas as alternativas não são melhores.

É curioso como temos alguma vivências, gostos e memorias semelhantes : desde a Sabrina :-)ao Rui Veloso, desde a JSD (em que fui presidente da Secção F de Lisboa) ao desânimo com o PSD dos ultimos anos, desde o Dan Brown ao José Rodrigues dos Santos, desde o Publico ao Espresso, desde o Gato Fedorento ao Dr House, ... enfim, uma grande série de coincidências bem curiosas. Como excepção à regra, temos uma diferença insuperavel, pois embora ambos azuis, o meu clube em que pratiquei rugby lá no meu bairro, é o Belenenses. Nao suporto o Pinto da Costa e o meu segundo clube é o Sporting. Estou habituado a perder e a sofrer nas bancadas :-)

Até qq dia ...

Nuno Leal disse...

Caro Expatriado, a minha experiência diz-me que a experiência de se ser primeiro-ministro ganha-se sendo-se primeiro-ministro. A questão seria se já teria maturidade para tal. E eu acho que tem, acho que está na idade ideal para isso.
Quanto ao resto, é engraçado de facto partilharmos tantas coisas, mas no fundo é também normal, somos ambos fruto das mesmas experiências de vida e no mesmo período de tempo, pelo que, excepção feita ao futebol, acaba por ser algo que partilhamos com mais alguns milhares de pessoas, de certeza absoluta.

Godinho disse...

Come meu Kamba. Estava por aqui com uma dor de cabeca e lembrei-me de visitar o teu blog. Faz muito que nao passava por ca!
Vejo que continuas laranjinha e mau avaliador de caracteres. Este Pacos Coelho e tao mau que faz o Socrates parecer bom, mas o incrivel mesmo e que o Paulo Rangel e ainda pior (um Santana Lopes cruzado com Paulo Portas... tremo so de pensar). O Aguiar Branco parece um pouquinho melhor, mas se e o melhor que o PSD arranja la em casa... bom, isto esta mesmo mau.

Ja agora, quando quiseres saber coisas de Arabes e Medio Oriente e coisas do genero, nao precisas de comprar livros do JRS, basta perguntares aqui ao kamba. Ja agora, as eleicoes, ao contrario do que se ve na TV correram muito bem aqui pelo Iraque.

Nuno Leal disse...

És um brincalhão, Fernando... O único erro de caracter que fiz foi no final da época passada ao Jesualdo... Se eu adivinhava! Infelizmente, quanto ao Trocas-te... Não me engano e raramente tenho dúvidas!
Vejo que resistes ainda aí pelo Iraque, felizmente. Está tudo a correr bem? Temos de manter contacto mais regularmente! Não é facil, mas os expat's estão habituados a superar essas pequenas dificuldades!
Abraço grande e vamos a ver se esta noite o nosso FCP traz a taça da cerveja ou se somos nós a desforrar numas cervejas as mágoas...