2010/08/03

O Capitão que se mudou para o exército da Rússia

Dizem que o futebol de hoje vive à base de mercenários. Não sei se o Bruno Alves aqui se enquadra ou se apenas é um profissional em busca do contrato da vida dele. Provavelmente cabe mais no 2º caso do que no 1º. Mas a realidade é que hoje em dia ouvem-se e lêem-se cada vez menos histórias de jogadores a contarem ter recusado ofertas milionárias para ficarem em Portugal e nos seus clubes do coração.



Todos nós já lemos histórias semelhantes do João Vieira Pinto, do Domingos, do Oliveira, do Gomes, do Jordão, sei lá, de tantos outros ainda mais antigos... Pergunto-me se alguma vez iremos ler uma história assim destas "gerações de ouro" de Figos, Pauletas ou estes mais recentes como o Meireles, o Moutinho, o Viana ou este Bruno Alves... mas enfim...

O que aqui me traz é que a sua venda vem "forrar" os cofres da SAD com um dos seus habituais 2 ou 3 negócios do defeso e que o jogador deverá estar mais satisfeito, mesmo que vá para um futebol tão ou mais fraco que o nosso - mas bem mais recheado de petroeuros (ou neste caso de gáseuros) que lhe vão proporcionar a tal reforma dourada.

E desta vez estou preocupado porque, apesar de este ser um dos menos carismáticos capitães de equipa dos últimos 20 anos (não o podemos comparar com nomes míticos como Fernando Gomes, João Pinto, André, Rui Barros, Vítor Baía, Domingos ou Jorge Costa, por exemplo) deixa ainda assim um vazio, em especial se o Meireles também sair (como tudo indica que venha a acontecer) porque todo o plantel é muito recente e exterior à formação juvenil.

Espero que rapidamente alguns jogadores como o Ruben Micael ou o Castro possam agarrar um lugar na equipa e aumentem a sua influência no balneário porque são jogadores "à Porto": isto é, ou são originários da formação (Castro) ou apesar de recentes no clube já o defendem como se sempre cá tivessem estado (Ruben Micael).

De resto, ao agora ex-capitão Bruno Alves, desejo boa sorte e votos de muito sucesso e felicidades desportivas na fria Rússia. Obrigado pelo que fez pelo clube e só peço desculpa por algumas criticas que se lhe calhar fiz de forma exagerada, mas a paixão clubistica a isso obriga tantas vezes...

Sem comentários: