2010/08/18

Zap... foi-se!

E a explicação encontrei-a hoje: não tenho visto a liga portuguesa de futebol no canal de desporto sul-africano porque agora só na ZAP é que dá.

E o que é a ZAP?

A ZAP é a empresa que a Zon e Isabel dos Santos fizeram em parceria para transmitir televisão em Angola. Depois de há uns 10 anos atrás, mais coisa menos coisa, isto se ter passado em Portugal, em que a Sport TV é que transmitia e só quem tinha TV Cabo, por cabo ou satélite, é que podia ver, volta-me a acontecer o mesmo.

O problema é que na altura ninguém tinha TV Cabo em Portugal, foi no seu começo, e apenas uns poucos tinham satélite para apanhar os canais estrangeiros. Mas aqui em Angola há já uma rede fortemente implantada, a Multichoice, cujo custo trimestral é de cerca de 19 mil Kwanzas (mal comparado, 190 Euros) e cujo descodificador com antena incluído custou 22 mil Kwanzas. A "nossa" ZAP cobra cerca de 8 mil Kwanzas por mês (isto é, quase 24 mil Kwanzas por trimestre) e o descodificador e antena custam cerca de 60 mil Kwanzas (o triplo do que custa o Multichoice). Já não bastando ser muito mais caro o serviço, ainda tenho a agravante de ter um aparelho que funciona perfeitamente com mensalidades pagas até Novembro deste ano e que não sei como poderei convencer a minha empresa a mudar!

Resultado: milhares de portugueses por toda a África austral (Moçambique, África do Sul e Angola) vão ficar privados do nosso futebol, com excepção dos jogos em sinal aberto que continuam a passar na RTPi e SICi que por aqui também se apanha... ainda!

E se ao menos a net fosse em condições, ainda se conseguia ver em condições os jogos. Assim, resta-me o relato à velha maneira da minha juventude, com os ouvidos colados ao rádio - neste caso, às colunas do portátil ligado à TSF Em Directo...

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Nuno, em relação aos preços ZAP deve haver um equivoco qualquer.
O pacote mais caro da ZAP é o Premium (possui SPORT TV) que custa 5.800 Kwanzas/mes (60USD) e o descodificador HD+ custa 9.990 Kwanzas (100USD).
Desconheço as suas fontes mas ligue para o call center da ZAP 935555500, e vai constatar que deverá ter havido algum ruido na informação que recebeu.
Na Multichoice, o pacote BUE custa 66USD/mes e o descodificador HD PVR custa 320USD.
Um abraço!
Ricardo Dias (ricardo.dias@zap.co.ao)

Nuno Leal disse...

Bem, de facto parece haver aqui algum mal entendido, a informação que tenho foi-me dada por um colega da empresa que foi à ZAP saber, segundo me disse. Em todo o caso, nos valores que me deu, a parabolica com o descodificador básico da Multichoicecusta apenas 21 mil KZ. E o meu problema (e de muitos outros) é mudarem para a ZAP com aquisição de novo equipamentoquando o actual funciona...

Sacha Vladimir disse...

Caro Ricardo Dias,
como fica a situação dos residentes na África do Sul? Nem sequer falando em preços, como podem os residentes na África do Sul instalar vosso serviço?
Será que existe uma resposta assim tão fácil?
Saudações
Sacha