2010/11/16

7 anos

Faz hoje o seu sétimo aniversário o magnifico estádio do Dragão, a melhor obra de arquitectura desportiva do país, a par com o pavilhão do Atlantico.



Com traço do arquitecto Manuel Salgado, de uma leveza e integração na paisagem urbana fantásticas, é ainda uma referência no capitulo ambiental, portador por isso mesmo de diversos prémios nacionais e internacionais, como "ostentar a classificação de cinco estrelas da FIFA, o estádio do FC Porto distingue-se em áreas como a ecologia - prémio Greenlight para melhor projecto europeu da Agência para a Energia da Comissão Europeia em 2003 -, a reciclagem - Certificação 100R da Sociedade Ponto Verde, que garante 100% de tratamento de resíduos em 2009 - e até a siderurgia - prémio para melhor projecto europeu da European Convention for Construction Steelwork de 2003. O Dragão também foi o primeiro estádio do mundo a receber a Certificação Integrada de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (ISO 14001), sendo incluído pela FoxSports na lista dos 25 estádios mais sagrados do futebol mundial".

Hoje, para comemorar, portas abertas e visitas gratuitas. E quem não o conhece, pode hoje aproveitar para o ver e descobrir esta fantástica peça da arquitectura moderna portuguesa.

2 comentários:

Luís Piteira disse...

isso não é do vicente é do salgado. e sobre o post do estádio do sporting... quando se usam nomes de outras pessoas... as afirmações que se fazem devem ser bem fundamentadas...

Nuno Leal disse...

Sobre este foi um lapso, estou farto de saber que é do Salgado e não do Vicente.
Em relação ao post do estádio do sporting, não percebo a referência, se é o post baseado na noticia do CM, é apenas isso juntando a minha opinião pessoal sobre o estádio - estética é uma questão pessoal, não há grande fundamentação...