2004/01/21

Os Blogues e a imprensa de arquitectura

Nos últimos tempos tenho andado um pouco ocupado e não tenho andado a consultar os meus blogues de referência, que são, na maioria, aqueles que apresento aqui na coluna ao lado.

No entanto, tomei consciencia que há uma polémica entre diversos blogues por causa de um artigo que saiu numa revista, a "Arquitectura & Vida", que no seu espaço dedicado à internet, entre sites de arquitectos e coisas que tal dedicou um curto texto que reza assim:

"O Projecto, mantido por António Damásio e Lourenço Ataíde Cordeiro, é o mais generalista dos blogues de arquitectura portugueses. Existem em Portugal cerca de 22 blogues sobre a arquitectura, com nomes como Lisboa a Arder, Amostra de Arquitectura, Arquichatos; Arkitectruta, AnArchitecture; Architectices, ou Cidades Fícticias, entre outros, mas nenhum como o oprojecto aparece com tanta frequência nos blogues mais visitados. A estrutura de O Projecto é muito similar, como não podia deixar de ser, à de um diário. Em média, com uma entrada por dia, que pode ser um comentário, uma crónica ou um mero desabafo. Num dia de sorte poderemos ler algo muito interessante como a crónica de 10 de Dezembro, intitulada A Condição Aquitecto."

E pronto, este é o artigo da polémica!

Comentários: para além do pouco rigor quando aponta blogues estrangeiros entre os portugueses, de apontar blogues já terminados e da qualidade do texto ser muito confrangedora, tudo o que lá está pode ser considerado correcto. Isto é, O Projecto deve ser de facto o mais visitado dos blogues e será um dos mais generalistas. No entanto, não se percebe como não há referências a outros blogues que também são já bastante conhecidos e cujo link está directamente na coluna d'O Projecto.
Portanto tenho para mim que simplesmente esta foi uma noticia feita "em cima do joelho" para encher a página e que não houve grande pesquisa ou leitura aturada de outros blogues (e se calhar ate deste que está em causa, pois numa breve visita e de relance poderei dizer que a média de colocação de post's é superior a uma entrada diária; aliás, são raros os dias em que apenas é feita uma entrada, sendo comum as duas, três e até mais...

Mas sem dúvidas que blogues como o Gang, a Epiderme, o Numerobis ou hARDbLOG, por exemplo merecem uma referência também... Talvez numa das próximas edições a revista dedique algum do seu tempo à blogosfera...

Sem comentários: