2004/01/16

Sérgio Conceição no FCP!



Já é oficial: o Sérgio Conceição assinou pelo FC Porto!

Eu adoro o "Serginho"... Jogador com raça, que se entrega a cada lançe com a máxima força e determinação. Que sua a camisola e nunca baixa os braços. Com uma técnica excelente e um remate potente. Versátil. Veloz. E, ainda por cima, portista!

Mas gosto dele também como pessoa. Não o conheço pessoalmente, tenho pena, mas sei que sofreu muito quando ficou orfão de ambos os pais, vitimas de um acidente de automovel, com 17 anos de idade!
E lembro-me de pequenos gestos, para ele, mas que levaram enorme felicidade a algumas pessoas que precisavam de solidariedade de alguém.
Duas breves histórias:
1. Há uns anos atrás, enquanto os jogadores da selecção se dirigiam dos balneários para o autocarro da equipa, eram aplaudidos por imensos adeptos. Todos os jogadores sorriam, acenavam a mão, às vezes davam uma palavra, mas não paravam, andavam sempre. O Serginho não. O Serginho viu um defeciente motor, foi ter com ele, tirou o casaco do fato de treino e ofereceu-o. Não posso descrever a imagem de felicidade que irradiou do rosto daquele jovem, naquele momento, por este gesto tão simples. Aposto que ainda hoje esse casaco deve ser a melhor recordação que esse rapaz deve ter em sua posse!
2. Há uns dois anos atrás, num programa de televisão matinal (salvo o erro, a Praça da Alegria) foi dado a conhecer um caso de um jovem que necessitava de fazer com a máxima urgência uma operação, que era extremamente cara para ele, pois custava aí uns 5000 contos que ele não tinha. Passado alguns minutos, entra no ar uma chamada do estrangeiro, de alguém que telefonava de Itália. E que disse ser o Sérgio Conceição, coisa que ninguém acreditou, pois pensavam que era uma brincadeira de muito mau gosto - tendo obrigado a reverter a chamada de Portugal para o Serginho de forma a confirmar que era mesmo ele que estava a falar... E o motivo já está à vista de todos: o Serginho pagou a totalidade da operação ao jovem!

Por isso, quando às vezes se diz que os jogadores de futebol ganham dinheiro de mais, que são egoistas e que desfazem fortunas, eu lembro-me sempre do Serginho: passou dificuldades quando os pais faleceram, mas hoje sabe partilhar um pouco da sua riqueza com quem necessita! Ele, não tenho dúvidas, merece cada Euro que ganha, por muitos que sejam (e não devem ser poucos, de certeza absoluta).

Por isso, bem-vindo de volta à tua casa, Serginho!

Sem comentários: