2004/09/06

A Linha de Rumo feita pelos seus leitores [3]

Conforme muito bem diz nuns comentários o leitor AquiQ, a Holanda tem mais população do que Portugal, cerca de 15,5 milhões de habitantes. No entanto, eu estava plenamente convencido que não, que teria uns 8 a 9 milhões. Foi um pequeno lapso...
Já quanto à qustão de tendo menos habitantes ter menos desportistas, isso é quase uma inevitabilidade: quanto menor for a população, menor é a hipótese de se recrutar atletas, independentemente do investimento que se possa fazer no desporto. Para se perceber isso, atente-se que na Alemanha há quase tantos futebolistas federados como atletas federados de todas as modalidades em Portugal.
Agora é um facto que em Portugal o investimento desportivo é curto e é mal distribuido, sabemos perfeitamente que há umas migalhas para tudo o que é modalidade e o grosso é para o futebol. Como é que se pode mudar isso? Não sei, é um trabalho muito dificil e que provavelmente demorará muito mais do que dois ciclos olimpicos (8 anos) a mudar. Implicará um esforço das entidades que tutelam ou estão relacionadas com o desporto (ministro, secretário de estado, instititutos de desporto e juventude, camarâs municipais, escolas e universidades) e dos próprios principais clubes de futebol abrirem-se a outras modalidades ditas "amadoras" a partir do momento em que profissionalizaram o futebol através das SAD's.
Agradeço os comentários do leitor e recomendo a sua página Aqui Quem Fala Quem Sou Eu.

Sem comentários: