2005/03/15

Conferência de Imprensa de apresentação da lista de apoio ao dr. Luís Marques Mendes à liderança do PSD (XVII Congresso)

A Comissão Política Concelhia do Partido Social-Democrata, em reunião alargada com as estruturas locais da Juventude Social-Democrata, com os vereadores eleitos nas listas do PSD e com a liderança da bancada do nosso partido na Assembleia Municipal de Guimarães, pronunciou-se de forma unânime e firme sobre o apoio à candidatura de Luís Marques Mendes à liderança do PSD, que se decidirá no XXVII Congresso do partido a decorrer nos dias 8, 9 e 10 de Abril na cidade de Pombal.

Tal decisão, e o apoio claro que ela implicou, levou a que a comissão política concelhia de Guimarães tivesse entendido que se deveria promover uma lista ao congresso, e que essa lista deveria ser liderada pelo presidente da comissão política. Por isso estamos aqui hoje para, publicamente, anunciar a disposição de nos candidatarmos, para afirmarmos com que propósito o fazemos, bem como para anunciar a composição da lista de apoio ao dr. Luís Marques Mendes. Este anúncio público tem não só o objectivo de divulgar junto dos militantes a nossa convicção sobre o melhor futuro para o partido, mas também, e sobretudo, para afirmarmos aos vimaranenses aquelas que são as nossas ideias ao nível da liderança nacional do PSD.

O nosso apoio ao dr. Luís Marques Mendes baseia-se em duas convicções fundamentais: uma resulta das ideias que o candidato tem defendido para o PSD – não só no âmbito da candidatura, mas também ao longo da sua vida política e dos imensos debates e colóquios em que participou, nomeadamente em Guimarães-, a outra tem a ver com a capacidade, a integridade e a inteligência que lhe reconhecemos em termos políticos e em relação à capacidade de liderar um projecto social-democrata concreto para o futuro de Portugal.
Quanto ao primeiro aspecto entendemos que, também em coerência com todo o trabalho que temos desenvolvido em Guimarães, o dr. Luís Marques Mendes é a pessoa certa para “recentrar” politicamente o PSD e tem a credibilidade necessária para promover a abertura do partido à sociedade e a sua natural renovação por essa via.
Como os vimaranenses sabem, se há preocupação que temos tido em Guimarães são as pessoas e os seus problemas. Nunca o PSD, como foi e é público, teve qualquer complexo em abordar o problema do desemprego em Guimarães, escolhê-lo como principal preocupação, lutar e conseguir um conjunto de medidas para minorar os seus efeitos e preparar o futuro de forma sustentada. O mesmo se passou e passa ao nível do incansável esforço para defender as vilas e freguesias de Guimarães – na descentralização que defendemos -, ou mesmo quando fazemos uma oposição sempre pela positiva através dum conjunto inovador de propostas para Guimarães que o PS tem, sobranceiramente, chumbado.
Como os vimaranenses sabem somos um partido aberto que vai buscar as suas ideias à sociedade, que promove debates, que reúne e, fundamentalmente, que quer ouvir as pessoas.

Naturalmente Marques Mendes tem sabido e querido abordar os principais problemas dos portugueses.
Naturalmente Marques Mendes defende uma maior abertura do partido à sociedade e um melhor funcionamento interno.
Naturalmente só podemos concordar com a determinação de Luís Marques Mendes em nos ancorarmos na nossa matriz social democrata:
- na defesa de uma sociedade personalista-humanista preocupada com o bem-comum e com a justiça social.
- na afirmação do predomínio do interesse público sobre o interesse privado.
- na descentralização das estruturas do poder e na reforma do sistema político.
- na defesa da igualdade de oportunidades para os cidadãos deste país.
Por isso estamos, naturalmente, com ele!

Mas, além disso, porque cremos que o dr. Luís Marques Mendes tem a enorme vantagem de ser um cidadão credível e um cidadão capaz de credibilizar o PSD e, através do partido, de servir Portugal.
A necessidade do PSD ter uma liderança capaz de servir Portugal e os portugueses é a nossa principal preocupação. O PSD tem uma história rica de serviço a Portugal. O PSD tem, como todos os partidos e instituições, momentos melhores e momentos piores. Temos atravessado momentos menos bons ultimamente, para os quais não vale a pena arranjar culpados mas sim soluções.
O nosso entendimento é o de termos em Luís Marques Mendes a solução ideal para o PSD e para Portugal.
Daí o nosso apoio.

A composição da lista é a seguinte:
1-Rui Vítor Poeiras Lobo da Costa
2-José Manuel Fernandes Antunes
3-Rui Armindo da Costa Freitas
4-André Guimarães Coelho Lima
5-Daniel André de Sousa Rodrigues
6-Nuno Henriques de Carvalho da Silva Leal

Suplentes:
César Nuno da Costa Teixeira
Maria Francisca Fernandes de Almeida
José Miguel Antunes Almeida
Rui Alexandre Barros da Cunha Pereira

As eleições decorrerão no dia 21 de Março, segunda-feira, entre as 18h e as 23h, e esta será a Lista A.

Sem comentários: