2005/03/28

Os estranhos desiginios da comunicação social local ou não haver noticias sobre a eleição para o congresso do PP...

Tão longo titulo para falar um pouco sobre a estranha forma de noticiar as coisas que acontecem aqui em Guimarães. Não é que eu me queira "armar" em editor, mas há coisas deveras estranhas...

Por exemplo, durante alguns anos todos os assuntos que levassem um nome de uma determinada pessoa como porta-voz ou elencada numa lista ou eram simplesmente ignoradas ou censuravam o nome da pessoa (alterando-o ou não o escrevendo, pelo que podiamos ler noticias tipo "as 7 pessoas que constituem a lista" e depois apenas encontravamos 6 nomes).

Outro exemplo, o Forum Vimaranis envia atempadamente notas de imprensa das actividades que vai fazendo e muitas das vezes é completamente ignorado por alguns jornais locais. Eu não sei se são eles que acham que a actividade não é relevante (o que é um direito deles) ou se têm excesso de noticias para essa edição (o que não me parece razoável)... Mais concretamente, a conferência sobre a "Criança em Risco" com a presença da, talvez, maior autoridade nacional sobre o assunto, o Dr. Luís Villas Boas, pouca ou quase nenhuma repercurssão teve junto da comunicação social. O tema não interessa? Julgo que pela cobertura que é dado ao "processo Casa Pia" interessa! O orador não é conhecido ou não é qualificado? Julgo que em Portugal não haverá pessoa mais qualificada (poderá haver tão qualificada) e é uma das pessoas mais conhecidas sobre a matéria, juntamente com a provedora da Casa Pia, Catalina Pestana e o médico Pedro Stretch. Então porque este alheamento?

Mais um exemplo, na recente eleição dos Delegados ao Congresso do PSD aqui em Guimarães, apesar da existência de duas listas, uma claramente afecta à candidatura de Marques Mendes e outra discretamente afecta à candidatura de Filipe Menezes, pouco destaque existiu e mesmo no facto de uma lista ter dado uma "banhada" na outra, quase nada foi dito...

Tudo isto para chegar ao ponto de ainda não ter visto nenhuma noticia sobre a eleição dos Delegados ao XX Congresso do CDS-PP aqui em Guimarães. Alguém sabe se já houve eleições? Alguém sabe quem são (foram?) os candidatos? Pois não... Nada... Não sei se foi falta de comunicação da Mesa do Plenário do PP? Ou será que por ter apenas cerca de 5% de votos que não merece destaque?
Como não havia noticia, tive de me socorrer dos meus contactos... E a noticia poderia ser então esta:

"Expressiva vitória da oposição interna na eleição dos Delegados ao XX Congresso do CDS-PP."

que podem então ler no post seguinte... O Linha de Rumo a prestar serviço público informativo...

Sem comentários: