2005/03/05

Filmes [2]: Million Dollar Baby

Este filme é FA-BU-LO-SO!



Fiquei siderado, foi um autentico murro no estomago.

A estrutura narrativa é excelente, com o Morgan Freeman a ler aquilo que apenas na última frase do final do filme percebemos que é (não, não vou dizer). A evolução ao longo do filme, que vai da pura comédia (a conversa entre Freeman e Clint Eastwood sobre meias e buracos é surreal...), passa pela violência (ou não fosse um filme sobre boxe) e culmina com uma enorme carga dramática (onde Hillary Swank atinge um elevadissimo nível e terá justificado o Óscar) - um dos melhores filmes que vi nos últimos anos e fiquei rendido a Clint Eastwood, com quem nunca simpatizei, mas que aqui terá atingido um ponto alto, muito alto, na sua carreira quer de actor, quer de realizador.

A não perder e a comprar o DVD assim que possivel para mais tarde recordar!

Sinópse:
"Frankie Dunn (Clint Eastwood), sempre treinou e geriu as carreiras dos melhores boxeurs, numa vida passada no ringue de boxe. A mais importante de todas as lições que ensina a quem treina, é aquela que aplica na sua vida: protege-te a ti mesmo!
Na sequência de um doloroso afastamento da sua filha, Frankie revela uma já longa dificuldade na aproximação aos outros, e apenas lhe resta o amigo Scrap (Morgan Freeman), um ex-boxeur que cuida do ginásio de Frankie e que sabe que debaixo da expressão rude, está um homem que visita a Igreja há 23 anos, na procura de um perdão que o vai mantendo vivo.
É então que entra em cena, no ginásio de Frankie, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), que sempre teve pouco da vida, mas que ao contrário de muitos, sabe bem o que quer e tem a determinação necessária para o alcançar. Numa vida de constante luta, Maggie demonstra uma tremenda força de vontade e, mais que tudo, deseja que alguém acredite nela e a treine.
Frankie foge da responsabilidade e desde logo tenta afastar Maggie dizendo-lhe que é demasiado tarde para a treinar. Mas Maggie entrega-se ao treino no ginásio, apenas com o apoio de Scrap, cativando Frankie lentamente, numa relação de inspiração mútua e partilha da dor do passado.
O que não sabem, ainda, é que terão de enfrentar um desafio que irá exigir mais coragem e alma do que podem imaginar.
"

Sem comentários: