2005/05/19

3 razões para o Sporting ter perdido a Taça UEFA

1.

O Peseiro não é o Mourinho, ao contrário do que alguns jornais andaram a tentar fazer crer! Se esta é a sua primeira época num grande e QUASE conseguiu ganhar o título nacional e QUASE conseguiu ganhar a Taça UEFA, a diferença fundamental em relação ao Mourinho é que este não se ficou pelo QUASE, chegou aos "finalmente"! E porque o Mourinho é um treinador de excepção, tem um dom para esse cargo.
Não é que o Peseiro seja mau, mas daí a ser excepcional vai uma diferença maior do que o QUASE descrito anteriormente.
E como se viu ainda ontem, ele falha muito tacticamente - o Barbosa que se arrastava em campo e amarelado muito cedo ficou até ao fim, o Douala entrou em desespero de causa, o Beto está fisicamente de rastos, a duplicação Garcia/Rogério à direita, o defender o 1-0...

2.

O Ricardo! É já recorrente, comigo, mas já no Boavista não gostava dele. E no SCP acho que confirmou aquilo que eu dizia: ele era razoável no Boavista que jogava todo à defesa e raramente tinha de sair da baliza mas que não serve num grande onde por vezes tem apenas de fazer uma intervenção num jogo inteiro e não pode falhar.
E o problema dele é que ele falha, muitas vezes, nessas intervenções. Ontem falhou 3 vezes. Não conseguiu inteceptar 3 bolas na área. Resultado: 3 GOLOS!
No primeiro, como muito bem diz o Público na sua apreciação individual aos jogadores, "não teve rins", ou como eu disse ontem, não foi ágil e não teve reflexos para ir buscar aquela bola que lhe passou por cima da mão - mas mais grave foi não ter saído ao cruzamento na entrada da pequena área e com uma bola baixa (o russo quase nem salta) talvez devido ao condicionamento da "falta" sofrida no jogo de sábado passado, num lance quase igual...
No segundo, com a mania que é jogador de andebol, faz a saída para a mancha como se a bola andasse a meia altura, lançando-se para a frente de pernas abertas. Como a bola estava bem rasteira, o russo só teve de a empurrar bem rasteirinha por baixo do corpo, das pernas abertas do andebolista de serviço.
No terceiro, hesitou, sai não sai, quando saiu a bola já estava a passar por ele e mais uma vez teve poucos "rins"...
Em todos estes lances está a marca dele, mas também a do Beto que em nenhum dos lances estava a acompanhar devidamente e o nigeriano não aguentava as cavalgadas dos brasileiros do CSKA.

3.

Falta "estaleca" à equipa, não tem aquele extra que se via no FC Porto do ano passado ou que se vê no Barcelona ou no Chelsea deste ano, que se vê que são capazes de dar a volta por cima e vencer adversários e adversidades.
Aliás, só confirma o que tem sido esta Superliga, a mais fraca de que tenho memória, onde ninguém (ou pronto, vou cometer um pequeno sacrilégio, só o Braga) merecia ser campeão de tão fracos jogos e tão fracas equipas "grandes" elas foram! Para o provar, alguns números: o campeão deste ano ficava em 3º o ano passado com esta pontuação e por vezes até pior do que isso nos últimos 10 anos!

Sem comentários: