2005/06/17

Linha de Rumo n.º 71 - Guimarães vai vencer.

Ainda estaremos a 4 meses das eleições autárquicas, mas o espírito e o ambiente já é claramente de campanha eleitoral. Talvez por culpa dos prazos alargados que um processo destes envolve e de parte deste prazo coincidir com o período de férias da maioria dos portugueses, estas eleições para muitos portugueses só se vão reflectir no seu regresso de férias, mas para quem está envolvido no processo há muito que o “stress” bateu à porta.
É um processo complicado neste concelho devido à sua dimensão (afinal formar listas em 69 freguesias, Assembleia Municipal e Vereação envolve cerca de mil pessoas) e às características sociais do município e dos portugueses em geral. Afinal, todos sabemos que temos sempre uma palavra de protesto a dizer sobre quem nos governa – desde a freguesia ao país – mas depois poucos têm depois a disponibilidade para participarem neste processo fundamental que é o de escolhermos aqueles que nos governam.
E é por isso também que é de louvar o acto protagonizado por Rui Vítor Costa no passado sábado. Porque avançar com uma candidatura ao município vimaranense, depois de 16 anos de oposição, portanto contra 16 anos de poder socialista, mais do que um acto de coragem é um acto de cidadania fundamental na democracia. Só por isso, Guimarães já venceu!
Talvez também por isso foi honrado com a presença do líder nacional do PSD, Luís Marques Mendes, que terá querido assim mostrar a aposta política neste concelho e dar o seu aval de político e de credibilidade ao candidato. Só por isso, Guimarães já venceu!
E quem é Rui Vítor Costa, para além do candidato e político que é já conhecido, para conseguir trazer um líder nacional à sua apresentação de candidatura?
Antes de mais, é uma pessoa. E é importante reforçar esta ideia porque nestas campanhas amiúde se entra no campo do insulto pessoal. Mas é uma pessoa com um percurso político coerente, um verdadeiro social democrata, com preocupações sociais demonstradas pelo forma como geriu a pré-campanha com temas como o Emprego, a Descentralização ou a Transparência na administração da coisa pública. É uma pessoa que tem ideias e um projecto para Guimarães, que quer fazer um município moderno, com mais qualidade de vida, melhor ambiente, melhor urbanismo, melhor mobilidade, mais vocacionado para atrair investimentos. É um dos mais conceituados ambientalistas de Guimarães, não daqueles que nos habituamos a ver nos noticiários com acções radicais, mas antes com um extenso currículo académico e profissional. É uma pessoa que toma decisões colegiais e submete as suas ideias ao restante grupo para discussão e aprofundamento das mesmas, que gosta de ouvir a sociedade civil para além do partido; é portanto uma pessoa que não tem medo da democracia, um verdadeiro democrata! É uma pessoa nova, com vontade de trabalhar, com ideias modernas e que tem novos métodos para imprimir um novo fulgor e capacidade reivindicativa do município vimaranense junto das instituições governamentais.
E é por isso que aqueles que com ele têm laborado nesta já longa caminhada autárquica estão confiantes que a mensagem passará e se espalhará, podendo culminar com alguma pequena surpresa para alguns em Outubro próximo.
Porque sejamos claros, a vitória de Rui Vítor Costa, qualquer que seja o seu resultado, é um dado adquirido desde já, pois teve a capacidade, a vontade e o empenho de conseguir levar a sua candidatura até ao acto eleitoral num município (e porque não dizê-lo, num distrito) cheio de obstáculos difíceis de superar.
Porque sejamos claros novamente, a vitória de Rui Vítor Costa, qualquer que seja o seu resultado, será sempre uma vitória dos Vimaranenses que terão sempre uma pessoa disponível e um cidadão exemplar para os servir no posto que estes considerarem justo lhe entregar, pois Rui Vítor Costa lidera uma candidatura que não é contra ninguém, é favor dos vimaranenses, de todos os vimaranenses.
E é por isso que Guimarães vai vencer. Ou, se preferirem, só por isso, Guimarães já venceu!

Sem comentários: