2005/06/15

Vimaranense atento?

Mas não muito...

Afinal, devia saber que, em primeiro lugar, aqui pelo "Berço da Nação" muito mais importante do que o 10 Junho é a data que cá é quase unanimemente considerada a data fundadora da nossa Nação, o 24 de Junho! E eu estou plenamente de acordo. para além do 10 de Junho ser o "velho" Dia de Portugal do tão odiado velho regime mas com um nome diferente, é uma data muito pouco simbólica. Já a nossa Batalha de S.Mamede, acto fundador daquilo que levou à criação do Reino de Portugal por D. Afonso Henriques é muito mais evocativo de Portugal. Ora como eu sou um defensor dessa data, para mim a única coisa de interessante que o 10 de Junho tem o facto de ser feriado...

Depois, se o vimaranense atento tivesse acompanhado o Observador Cósmico, teria percebido que quem como eu criticou a sumptuosidade (ou melhor, os gastos inerentes em período de crise) que tal comemoração custou aqui em Guimarães (gastos da CMG, da Presidência da República e sabe-se lá de quem mais...) nunca iria para lá participar e ainda por cima ouvir os discursos. Se falou o Benard da Costa ou outro qualquer, a mim passou-me ao lado... Aliás, aproveitei o dia para ir à Feira do Livro no Porto (que aqui não há...) e ao cinema.

Portanto, da próxima vez um pouco mais de atenção, se faz favor, e já agora menos colaboração com os gastos que as personalidades do país fazem em épocas que eles próprios anunciam de contenção!

1 comentário:

Anónimo disse...

Cando chegaron os romanos, existía neste territorio un pobo denominado "Callaiki" (a palabra Callaiki" deu orixe ao nome de Portugal). Dadas as analoxías culturais entre estes "Callaiki" e os pobos tamén celtas cos que se tiñan relacionado anteriormente (Galos, Gálatas), os romanos tenderon a denominalos "Gallaechi", nome que mantiveron cando posterirmente conquistaron todo o territorio.