2006/05/15

Selecção Nacional - Clube do Scolari

Aí estão os 23 eleitos do Scolari. Que não são a Selecção Nacional, por mais que a imprensa de Lisboa e o marketing federativo assim o queiram vender. São os eleitos do Scolari, é o plantel do Scolari que nem sempre incluí os melhores jogadores ou os jogadores em melhor forma.

Assim, antes de mais nada, julgo que não é normal o campeão nacional e vencedor da Taça, numa dobradinha rara nas competições e que demonstram o dominínio nacional, ser apenas representado por 3 jogadores, sendo que um é suplente pouco utilizado e os outros dois estão emprestados a outros clubes. Bruno Vale e Postiga, por motivos diferentes, estão emprestados ao Estrela da Amadora (para rodar e ganhar "calo") e ao Saint-Ettiene de França para tentar ganhar espaço no mercado de vendas e ser "despachado". Ricardo Costa foi pouquissimo utilizado desde Janeiro, altura em que o Co Adriaanse começou a usar a táctica dos 3 defesas. Isto, desculpem-me a franqueza, é de uma anormalidade gritante! Salta aos olhos que se não é provocação, mais uma vez, ao clube e aos adeptos, então é de quem não sabe o que anda a fazer.

Também não é normal convocar jogadores pouco utilizados e sem ritmo de jogo, como o Quim (não joga no Benfica e é neste momento o 3º guarda-redes) ou o Hugo Viana (quase não joga no Valência) ou o Costinha (sem clube, a atravessar um conturbado período de litigio com o Dynamo de Moscovo desde Dezembro e a treinar com o Belenenses desde há 15 dias) ou o Postiga (continua quase em branco num campeonato fraco como o de França) ou o Maniche (que pouco tem jogado no Chelsea e num dos poucos que jogou foi expulso ao fim de 20 minutos). Não é normal convocar estes jogadores quando se deixa de fora jogadores em excelente forma como Quaresma, Meireles, Moutinho ou Vitor Baia.

Este Clube do Scolari está debaixo de olho de muitos. Jornalistas e adeptos. Pessoalmente, já aqui tinha escrito a convocatória, e apenas falhei no guarda-redes Paulo Santos e no defesa Tonel, porque conforme lá coloquei, sempre achei que as alternativas Bruno Vale e Ricardo Costa, por serem do FC Porto, não fossem convocados...

Enfim, o meu prognóstico é mau. Começo a pensar que temos uma grande selecção de Sub21, com um meio campo e ataque fabulosos, porque joga em casa agora claramente favorita à vitória no Euro2006. Mas ninguém me tira o pessimismo de pensar que nos oitavos de final já vou estar a torçer pelo Brasil devido à ausência da nossa equipa, numa réplica do mundial da Coreia-Japão...

Sem comentários: