Este é o livro que estou a ler actualmente e que retrata a saga familiar da familia de Baltazar Van Dum, chegada a Angola cerca de 1600, familia de "mafulos" (holandeses) e que deu origem a extensa linhagem que sobrevive até aos nossos dias - apesar de não ter ainda essa confirmação, julgo que se trata da história romanceada da familia Van Dunnen.
A forma de escrita adoptada, com narração por um escravo do 1º Van Dum em Angola é mais uma vez de uma imensa originalidade, como o foi no outro livro a opção tomada que não vou revelar aqui para não estragar a surpresa.
De facto, julgo que Pepetela mereceu bem o Prémio Camões e outros mais que sei já lhe terem sido atribuídos. A ler a sua obra com atenção.
SINOPSE:
"A história da família Van Dum, formada por Baltazar, um holandês, sua esposa africana e vários filhos, durante a ocupação holandesa de Angola no século XVII. O pai tenta manter boas relações tanto com os holandeses, chamados "flamengos", quanto com os portugueses, pois havia incorporado valores lusitanos, como a religião católica. Misturam-se elementos fictícios e factos históricos."
2 comentários:
Concordo consigo, Nuno. Estou a ler a obra de Pepetela e estou a gostar muito. Vou aproveitar e escrever um trabalho sobre a mesma como parte integrante do meu mestrado na Universidade de Minnesota.
Mas o que gostaria mesmo era de visitar Angola. Talvez um dia.
Célia Cordeiro
E a minha opinião não se alterou nada desde então, pois já li mais uns poucos de livros dele (conforme aqui tenho vindo a relatar) e já tenho mais um sobre a mesa de cabeçeira para avançar nos próximos tempos...
Enviar um comentário