2006/11/08

Leituras [9] - Jaime Bunda, Agente Secreto, de Pepetela


Descobri aqui em Angola este autor local, Pepetela, galardoado com o mais importante prémio da literatura portuguesa (Prémio Camões, 1997) e estou a adorar ler os seus livros.

Este "Jaime Bunda, Agente Secreto", foi o primeiro que li e estou agora a ler a "A Gloriosa Familia" sobre a história de uma familia holandesa, os Van Dum, desde 1600 até aos dias de hoje.

A sua escrita é muito engraçada, num português fácil de se ler. Recomendo vivamente para se perceber bem o país que Angola hoje é.

SINOPSE:
"A moça se despediu da amiga e avançou para a avenida. Ainda conservava nos lábios o sorriso da despedida, quando parou bruscamente, assustada com o automóvel preto. O carro também estacou de súbito. O condutor viu o sorriso desaparecer dos lábios dela. Mediu num relance o tamanho dos seios pontudos, querendo furar o vestido muito curto. Esperou gentilmente que se refizesse do susto e continuasse a travessia. Ela hesitou, mas depois agradeceu com um vago sorriso para os vidros escuros e correu à frente do carro, mostrando o corpo meio de menina meio de mulher, moldado pelo vestido justo. Uma gazela, uma cabra de rabo de leque, pensou o motorista, sentindo compulsivos apetites de caçador. Arrancou com o carro e seguiu até ao fundo da Ilha."

Sem comentários: