2008/11/11

Independência, 33 anos. Parabéns, Angola!

Angola comemora hoje os seus 33 anos enquanto país livre e independente, já fora do "colonialismo" português, fora da "pátria-mãe" a quem estiveram ligados cinco séculos. E como cinco séculos é, de facto, muito tempo, mesmo uma geração e meia depois, os laços e ligações são ainda enormes e profundos, mesmo apesar de alguns ressentimentos que possam haver de parte a parte. Mas estes dois povos, estas duas nações, estão "condenadas" a progredir juntas, mais não seja por esse enorme elo que é falarmos todos a mesma língua.
Em todo o caso, é bonito ver um país em festa, em paz, em consolidação de um processo democrático - o que não é fácil num país que nunca soube o que isso era enquanto colónia e mesmo culturalmente tem tradições em tudo diferentes do "nosso" conceito ocidental de democracia, motivo porque não podemos analisar da mesma forma a democracia em Angola, ou num qualquer país da África Austral, por exemplo, de Cuba ou da Venezuela, países com tradições completamente diferentes. Mas o que é facto é que este é um país em crescimento, que todos os meses vê melhorar as vias de comunicação, as infra-estruturas sociais, administrativas e políticas, que vê a sua economia florescer e que, graças à enorme quantidade de portugueses, em particular, e europeus, genericamente, presentes, ajuda dessa forma também grandemente as economias debilitadas europeias, quer através das famosas remessas dos emigrantes, quer através das compras a empresas europeias de todo o tipo de produtos dos quais Angola é, ainda e durante muito tempo, carente.
Mas o importante neste dia de hoje é sentir que este é um país com um enorme potencial e futuro, um país jovem (de idade e de gente) e que o futuro é para ele risonho, assim se mantenha em paz e no caminho da consolidação democrática muitos e longos anos.
Nesta altura, para além de todo o envolvimento no processo de reconstrução nacional, que é um esforço brutal do Governo, das Províncias, dos Municípios e das empresas nacionais e estrangeiras - é difícil quem está de fora perceber a dimensão do que se passa aqui - outro dos projectos em que Angola está envolvido, num processo similar ao que tivemos em Portugal com o Euro2004, é a preparação do CAN2010, o Campeonato Africano das Nações de Futebol, a realizar-se em 2010 em Cabinda, Luanda, Lubango e Benguela, sendo que é um processo importante também pelo levantar da moral e do orgulho angolano, como nos aconteceu em Portugal, sendo o objectivo realizar o melhor CAN de sempre. O que está ao alcance deles.
Hóteis em construção são muitos. Mas o essencial são os estádios, 4 novos estádios, infelizmente construídos pelos chineses (uma potência por cá...) e com ar moderno e nada ficando a dever, pelo menos no papel, ao que de melhor se tem feito no resto do mundo. Algumas imagens abaixo.

Luanda:



Benguela:



Lubango:



Cabinda:



Por tudo isto e pelo facto de me ter recebido tão bem, os meus mais sinceros agradecimentos e parabéns a Angola e ao seu Povo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei porquê mas, se não tivesses escrito que eram ou estão a ser construção chinesa, quase adivinhava! Especialmente pela imagem do primeiro. Aquelas cores garridas, o azul e o vermelho vivos, a arquitectura e as luzes fizeram-me lembrar os jogos Olímpicos de Pequim.
O de Lubango parece o de Braga, só lhe falta a pedreira no topo!

E depois do CAN, vão ficar às moscas(ou mosquitos que por aí proliferam)?

Bjks
mdsl