2009/10/19

Caim

Mais uma vez este autor recebe publicidade gratuíta. Já não bastava os jornalistas de esquerda todos que o valorizam descaradamente para isso, ainda vem a Igreja ajudar à missa e promover o senhor tambem.

Ainda não perceberam que quanto mais falarem, mal, dele, mais o promovem? Que quanto mais polemizarem mais o ajudam?

Eu não o leio por ele ser de esquerda ou polémico. Leio o Dan Brown que é polémico e leio autores como Pepetela ou Umberto Eco, que são de esquerda, comunistas. Não o leio porque não gosto e tenho a certeza que dos milhares de exemplares que ele vendeu em Portugal, muitos dos leitores não os conseguiram acabar de ler porque a sua escrita é maçuda, cheia de voltas e frases intermináveis.

E é por isso que me enerva todo o protagonismo em redor deste autor. Acho que não merece. Acho que há outros que escrevem muito melhor e não têm metade do protagonismo dele. Injustamente, pois claro.

Mas o marketing e saber jogar o jogo da comunicação social, caindo-lhe no goto, é fundamental...

4 comentários:

luis cirilo disse...

Pessoalmente não gosto dos livros de Saramago.
Nem tenho qualquer simpatia pelo autor.
Mas nesta ultimoa obra acho quer nemvale a pena perdermos tempo a indignar-nos.
A senilidade explica (quase) tudo.

Godinho disse...

Também não acho piada nenhuma... mas alguma virtude lhe hão de encontrar os milhões de fieis leitores.
Também não gostas de Gabriel Garcia Marquéz, que para mim é dos melhores escritores de todos os tempos.
Gostos rapaz... apenas gostos...

Godinho disse...

Também não acho piada nenhuma... mas alguma virtude lhe hão de encontrar os milhões de fieis leitores.
Também não gostas de Gabriel Garcia Marquéz, que para mim é dos melhores escritores de todos os tempos.
Gostos rapaz... apenas gostos...

ELCAlmeida disse...

Aí é que está o ridículo da coisa. A Igreja (católica e judaica - conseguiu juntar as duas) não criticaram o livro como Saramago anda a fazer crer. Criticaram e desprezaram as palavras sobre a Bíblia proferidas por Saramago.
Como ele sabe que, apesar de Nobel só é lido porque alguns quantos o lêem (a grande maioria que o lê, acredito, também, que não chegam ao fim dos livros nem o entendem - mas não é o único...) ele tem-se vitimizado como se a Igreja estivesse contra o livro, como se viu na Conferência de Imprensa de ontem.
E sendo Portugal um País de Católicos - ou assim o pensado - ele só se fez mencionar face à Igreja Católica, "esquecendo" as outras, nomeadamente, a Judaica.
Nada como um bom marketing para esgotar edições antes ainda de sairem.
É ele e outros que criticam e verberam os bloggers quando estão para fazer sair um livro.
Por mim, Saramago - ao fim de tantos anos ainda não consegui ler o Memorial do Convento (e o interessante é que a maioria dos livros de Saramago entram pelas questões religiosas; para quem não gosta e critica...) o que devo salientar; até porque gosto de ler muito e bons livros... até os maus para comentar - é um escritoor como qualquer outro apesar de nobelizado e os livros dele, não consigo digerir.
Talvez seja culpa minha. Ou deficiência literária e intelectual. política, não é de certeza. Em questão de literatura só diferencio a boa da menos boa e nada mais!
Abraços
EA