2009/10/14

Malta

Para finalizar a fraca campanha de qualificação, o jogo contra Malta em Guimarães, estádio cheio e tudo dependente da Selecção fazer o que se impõe que seja feito: marque e não sofra!

E conseguirá o 2º lugar do grupo e com um golpe de sorte, até irá fugir aos "papões" como a França nos play-offs.

Ao contrário da generalidade das pessoas, não culpo o Queiroz pelo mau caminho. Ou pelo menos, não apenas a ele. Acho que ele está a pagar a factura que o "burro sou eu" deixou ao seu sucessor: uma equipa envelhecida, sem soluções novas, exaurida e espremida ao máximo. A "geração de ouro" foi usada até ao tutano e não foi preparada convenientemente nenhum "plano B". E foi dificil encontrar alguns jogadores para determinadas posições, sendo que nalguns casos, como o defesa-esquerdo, ainda não há solução.

Por isso, julgo que teremos de nos contentar, nos próximos anos, em conseguir ir qualificando para as grandes competições. Pois enquanto não houver uma nova fornada de jogadores para alimentar as selecções com a qualidade dos que estão agora a terminar os seus percursos desportivos, não podemos aspirar a mais. Repare-se que o melhor clube português da actualidade e único que consegue resultados positivos assiduos nas competições europeias - o FC Porto, pois está claro! - desde 2005 que o faz através do contingente sul-americano que lhe dá o extra de qualidade que até 2004 era português.

Espero, por isso, apenas uma vitória hoje. E que nos play-off os jogadores se saibam superar e conseguir estar presentes na Africa do Sul em 2010. E espero do Queiroz que saiba relançar as camadas jovens da selecção e encontre soluções (milagrosas, pois então!) para os lugares-problema no nosso futebol, preferencialmente sem recorrer a trintões brasileiros...

Sem comentários: